O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Prefeitura de Apucarana, realizou nesta segunda-feira (01/07) aula inaugural de mais dois cursos profissionalizantes em Apucarana: auxiliar administrativo e assistente de cabeleireiro. No ato, o prefeito Beto Preto (PT) esteve representado pela Secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, e pela Secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Souza.

“Fechamos o primeiro semestre com uma grande conquista. Apucarana tem o melhor Pronatec do Paraná. Em números absolutos em relação a vagas preenchidas e cursos oferecidos, só perdemos para a capital Curitiba”, destacou Denise. Ela creditou o sucesso ao Sistema S, através do Senac/Senai, Agência do Trabalhador e a união das equipes das secretarias municipais. “É muito gratificante ver todo este resultado positivo, por isso retransmito aqui as palavras do nosso prefeito, informando que todos estamos empenhados em fazer tudo que for necessário para abrir quantas turmas forem necessárias e quantas o Governo Federal disponibilizar para capacitar ainda mais apucaranenses”, destacou a secretária.

A qualidade e a gratuidade dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec foram elencados pela titular da Assistência Social em Apucarana. “Os cursos são gratuitos, mas de valor inigualável, uma vez que o certificado de conclusão tem validade nacional e com a marca do Sistema S é muito bem aceito pelo mercado de trabalho”, comunicou Márcia. Aos alunos, ela também salientou que grande parte já consegue colocação durante o curso. “A todos que concluírem a formação Pronatec, informamos que a Agência do Trabalhador estará à disposição para contribuir no encaminhamento profissional”, concluiu.

O técnico de Relações com o Mercado do Senac Apucarana, Willian Thiago Lima Caetano, parabenizou o trabalho da Prefeitura de Apucarana e falou da importância dos cursos para o fortalecimento da economia. “Quando qualificamos as pessoas, desenvolvemos a cidade. E isto faz com que as empresas divulguem que Apucarana tem mão de obra qualificada, que neste setor representa a efetivação da política pública”, disse.

Cursos em aberto

Durante a aula inaugural, as gestoras da prefeitura também informaram que outros cursos do Pronatec estão com inscrições em aberto, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas na Agência do Trabalhador, localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, num dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes no Município ou no Centro da Capacitação Total (antiga Escola da Oportunidade).

Em parceria com o Senac, são oferecidos os cursos de manicure e pedicure, cabeleireiro assistente, de operador de caixa e auxiliar administrativo. Além de serem gratuitos, os alunos recebem ainda uma bolsa de R$160 por mês para cobrir custos de transporte e alimentação. Já em parceria com o Senai, existem vagas para os cursos de soldador e de marcenaria. A Agência do Trabalhador lembra que na parceria com o Senai somente para o curso de soldador é oferecido vale-transporte e lanche, enquanto para o curso de marcenaria não há esses incentivos previstos. Para efetivar a matrícula, o interessado deve comparecer aos locais de inscrição munido de cópia do RG, cópia do CPF e cópia do Comprovante de Residência. Os menores de 18 anos de idade devem levar ainda cópia do RG e CPF do responsável. Informações pelos telefones 3424-5554 e 3426-7241.

Publicações Recomendadas