Ao vencer a corrida de 10 quilômetros nesse sábado (21/05) em Apucarana, o atleta Maxwell Kortek Rotich, de Uganda, entrou para a história na 59ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro. Ocorre que depois de 40 anos, o ugandês, que é agenciado pelo ex-atleta Moacir Marconi, o Coquinho, quebrou o recorde da prova que pertencia ao apucaranense Cláudio Ribeiro, o Claudinho, com a marca de 28’42” na corrida realizada em 1982. Maxwell, que venceu a prova de forma tranquila, fez o tempo de 28’18”. Claudinho, que hoje mora em Ribeirão Preto, esteve presente na prova nesse sábado e entregou o troféu para o campeão da 59ª edição, com a corrida tendo a participação de 3.146 atletas. Foi o segundo título de Maxwell em Apucarana, pois ele havia vencido a competição em 2018.

Coquinho comemorou muito a conquista do seu atleta. “O Maxwell chegou de seu país na sexta-feira, no sábado chegou às 5 horas da manhã em Apucarana e conseguiu subir no lugar mais alto do pódio. Para mim ele é um herói”, festejou Coquinho, que agradeceu o prefeito Junior da Femac e ao público presente. “Eu vivo isso desde 1974, é impressionante, pois aqui chega a dar 30 mil pessoas assistindo e incentivando esses atletas. E por isso esse recorde tem que ser comemorado sendo o quarto melhor resultado no Brasil”, destacou Coquinho.

O prefeito Junior da Femac elogiou a corrida. “Tivemos aqui em Apucarana uma prova sensacional, de alto nível técnico, com atletas da melhor qualidade. Foi uma grande festa do esporte apucaranense e que teve quebra de recorde na corrida. Agradeço a todos os patrocinadores e apoiadores e, parabenizo a equipe da Secretaria Municipal de Esportes pela organização do evento”, frisou o prefeito Junior da Femac.

O pernambucano Justino Pedro da Silva ficou em segundo lugar, seguido por Gilmar Silvestre Lopes (que em 2020 ficou na segunda posição). Giovani dos Santos (seis pódios na Corrida de São Silvestre) foi o quarto colocado e Altobeli Santos da Silva (bicampeão da Prova 28 em 2017 e 2019) obteve a quinta posição.

Com o tempo de 34’13”, a queniana Vivian Kiplagati, também agenciada por Coquinho, foi a campeã, ficando sete segundos a frente da argentina Marcela Cristina Gomez Cordeiro. Jenifer do Nascimento Silva ficou em terceiro lugar, seguida por Amanda Aparecida Oliveira e Felismina Cavela, do Quênia.

Na prova de 10 Km os melhores apucaranenses foram: masculino – 1º) Geison Novais de Souza; 2º) Luis Cláudio de Freitas; 3º) Allan Jones; 4º) Luis Henrique Pereira; e 5º) Renan Tanaka.

Feminino – 1º) Cleide Leandra da Silva; 2º) Renata Paula de Souza; 3º) Lourdes Maria de Jesus; 4º) Elaine Castro; e 5º) Karoline Tempesta Dutra.