No mesmo dia em que o Governo Federal depositou os recursos na conta específica da obra na Caixa Econômica Federal (CEF), o prefeito Beto Preto assinou hoje (4) ordem de serviço para construção da sede própria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Regina, que atualmente funciona num imóvel alugado. A obra, orçada em R$ 390 mil, será construída Bizantina Engenharia e Construções Ltda, que prevê um prazo de seis meses para executar o serviço.
O CRAS da Vila Regina terá 165 metros quadrados de área construída e ficará localizado num terreno de 390 metros quadrados na Rua Natividade, esquina com a Rua Tito Cerazoli (ao lado do CMEI Sefarim Colombo). “Haverá sala multiuso, sala de coordenação, recepção, sala de atendimento das famílias, copa, almoxarifado, banheiros adaptados para funcionários e para o público, além de acesso externo coberto”, detalha a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa.
Márcia destacou que os CRAS permitem, na prática, a descentralização dos atendimentos da assistência social, possibilitando a oferta dos serviços sociais cada vez mais próximos de quem necessita. “Em torno de 47 bairros serão beneficiados por esta unidade do CRAS, entre os quais as vilas Regina, Apucaraninha, Nossa Senhora Aparecida; Núcleo da Fraternidade e Colônia Comunitária, entre tantos outros”, informa a secretária.
A maior parte dos recursos para construção do CRAS é oriundo de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tendo o Município contribuído com uma contrapartida no valor de R$ 15 mil. “Temos aqui hoje a presença do chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, o Arilson Chiorato. Os dois, lá em Brasília, nos últimos dias fizeram contatos com a ministra do MDS, Tereza Campelo, e com a presidente da Caixa Econômica, Miriam Belchior para acelerar a liberação dos recursos deste projeto. A senadora Gleisi e seu assessor Arilson foram peças fundamentais para Apucarana conquistar a verba destinada à construção deste CRAS”, enfatizou Beto Preto.
O prefeito de Apucarana lembra que a obra dá sequência à política da atual administração de dotar os quatro CRAS existentes em Apucarana de sede própria. “A unidade do Jardim América já funciona em sede própria. O do Residencial Sumatra já está pronto e será inaugurado em breve. Estamos dando a ordem de serviço para o CRAS da Vila Regina neste momento e pretendemos, entre o final do ano e começo de 2016, lançar a licitação para o CRAS da Vila Reis”, planeja Beto Preto.
A assinatura da ordem de serviço realizada em frente ao terreno onde será construído o CRAS contou com a presença do vice-prefeito Junior da Femac, do chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chiorato, de diretores da construtora Bizantina, de lideranças comunitárias e religiosas do bairro, vereadores e secretários e diretores da administração municipal