Está confirmada para o dia 24 de março, uma sexta-feira, em Apucarana, a realização de uma reunião macro-regional preparatória para o 4º Encontro Nacional de Municípios com Desenvolvimento Sustentável. A data foi oficializada hoje (16) em evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado em São Paulo, no qual o prefeito Beto Preto esteve representado pelo seu superintendente de comunicação social, o jornalista Maurício Borges.
Conforme destaca Beto Preto – que não pode estar presente devido a uma fratura no pé esquerdo -, trata-se do maior evento do Brasil, com foco total do desenvolvimento sustentável. Da reunião de hoje na capital paulista, participaram o presidente da FNP, Márcio Lacerda, além dos prefeitos de Marília-SP, Piraquara-PR e de outras cidades. O secretário executivo da FNP, Gilberto Perre, abriu o evento e apresentou um panorama geral sobre o conteúdo do 4º EMDS, que está programado para o período de 24 a 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Até o 4º EMDS, 24 cidades, de 18 estados brasileiros, sediarão as reuniões preparatórias do evento. O Estado do Paraná terá apenas duas reuniões preparatórias, sendo uma em Curitiba e outra em Apucarana, em 24 de março, com presença de prefeitos, secretários e assessoria técnica de dezenas de cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A princípio a reunião de Apucarana, deve ser realizada no anfiteatro Gralha Azul, no Campus da Unespar/Fecea.
O prefeito Beto Preto enaltece a grandeza e a importância do evento de âmbito nacional que Apucarana irá receber. “Para nós é uma honra trazer para a cidade uma discussão tão relevante, no tocante ao futuro das cidades brasileiras”, avalia. Segundo ele, a sustentabilidade urbana visa uma maior interação entre os centros urbanos e as estruturas naturais, buscando um equilíbrio entre ambos. “O objetivo dessa estabilidade é fazer que os cidadãos adotem atitudes sustentáveis em seu cotidiano”, assinala.
O evento preparatório do 4º EMDS, pela primeira vez no Norte do Paraná, será uma oportunidade para os participantes possam contribuir com a construção do evento, por meio de sugestão de conteúdo e até de palestrantes. O EMDS tem o apoio do Sebrae, da União Europeia e do Banco Mundial e deve receber mais de 10 participantes em cinco dias.
NOVA DIRETORIA – Durante o EMDS, além da discussão de importantes pautas fomentadas pelos gestores durante as reuniões preparatórias, também será realizada a eleição e a posse da nova diretoria da FNP, gestão biênio 2017-2018. O prefeito de Apucarana, Dr. Beto Preto, que atualmente ocupa a vice-presidência da FNP para o Paraná, está sendo indicado para a diretoria nacional da área de saúde.