Ao lado de autoridades civis e militares de Apucarana e região, o prefeito Beto Preto participou ontem (19) da solenidade de passagem de comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec) do coronel Ricardo Tadeu  Fiamoncini para o tenente-coronel José Luis Barbosa Deina.  A cerimônia foi presidida pelo general Marcos de Sá Affonso da Costa, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel.
Beto Preto deu boas vindas ao novo comandante Deina e agradeceu ao comandante Fiomoninci pelos serviços prestados à prefeitura e ao município. “Além da dedicação à missão de comandar o 30º BIMec por dois anos, ele colaborou muito com ações junto à comunidade como as de combate a dengue e as relacionadas às atividades do esporte. O Exército brasileiro é muito participativo e não é diferente aqui em Apucarana”, disse Beto Preto.
O general Marcos da Costa também destacou importantes missões do 30º BIMec durante o biênio do coronel Fiamoncini. “As tropas desse batalhão participaram da segurança das Olimpíadas, atuaram na eleição municipal de Maringá e em operações nas fronteiras”, exemplificou o general.
“Coronel Fiamoncini cumpriu muito bem a sua missão. Este comando está de parabéns e a 15ª Brigada, que tem neste batalhão uma de suas peças fundamentais, também obteve êxito nas suas tarefas graças ao empenho e a qualidade do pessoal de Apucarana”, complementou general Marcos da Costa.
Transferido para o Comando do Exército, em Brasília, coronel Fiamoncini falou da honra e satisfação de ter comandado o 30º BIMec. Compartilhou o êxito de seu trabalho com sua equipe, destacando a oportunidade comandar tropas que classificou de exemplares.
O tenente-coronel Deina, que fica no comando do 30º BIMec para o biênio 2017/2018, é natural de Curitiba. Estudou em colégio militar na capital do estado, depois na Escola Preparatória de Cadetes em Campinas (SP) e na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Serviu em unidades do Exército localizadas em Guaíra, Curitiba, Rio de Janeiro, Altamira, Joinvile e Curitiba. Deina tem 45 anos, é casado e tem três filhos.