A proposta inovadora da Autarquia Municipal de Apucarana, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), apresentou resultado positivo: dois homens, com idade superior a 60 anos, foram diagnosticados com câncer bucal, em conseqüência de consumo de cigarro e exposição excessiva ao sol. Os pacientes já estão em tratamento especializado, após a realização de biópsia. Foram mais de 100 pacientes atendidos nas unidades de saúde, que continua a atender aos interessados em realizar a triagem. Conforme o Ministério da Saúde, o câncer bucal está entre os mais letais no Brasil entre homens e mulheres, principalmente entre fumantes e aqueles que consomem álcool.
O dentista Fábio Bianchi, especialista em semiologia e integrante da equipe profissional do Centro de Especialidades Odontológicas, explicou que os dois casos são considerados graves. “Um dos pacientes, em conseqüência do cigarro, teve a estrutura óssea da arcada dentária comprometida, enquanto o outro, por exposição excessiva ao sol, tem lesão no lábio inferior. Ambos já iniciaram o tratamento”, relata o dentista. Bianchi informou que durante as triagens realizadas nas unidades de saúde, os profissionais identificaram dois casos de cistos, já em tratamento por cirurgia.
Bianchi ressalta que a proposta da Autarquia de Saúde é inovadora em termos de administração pública. “Temos conhecimento de triagens realizadas por instituição de ensino superior, mas é termos de administração pública é uma ação pioneira e que deve ser imitada por outros municípios, visto que o diagnóstico precoce permite o tratamento e cura da doença”, destaca o especialista.
O dentista César Verona, coordenador do CEO da Autarquia Municipal de Saúde, salienta que o atendimento de pacientes com suspeita de câncer bucal continua na rede de atenção básica. “Os dentistas que atuam nas unidades de saúde de Apucarana estão aptos a recepcionar os pacientes e realizar os exames iniciais”, esclarece Verona. Ele lembra que “os primeiros sinais da doença são feridas nos lábios, na língua ou nas bochechas, mas o exame mais aprimorado, no setor de estomatologia do CEO é que indicará se o paciente está com a doença”.
 
 

Publicações Recomendadas