Apucarana comemorou nesta terça-feira (17/01) a conclusão dos primeiros cinco quilômetros da duplicação da rodovia BR – 376, no trecho de ligação com o município de Califórnia. A obra, que está sendo executada pela concessionária CCR Rodonorte, foi vistoriada pessoalmente pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), na companhia do prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), e de Califórnia, Paulo Wilson Mendes (PTB). Ao todo, serão duplicados os 12 quilômetros que separam as duas cidades. Os demais serão entregues até o fim do ano, em um total de R$ 100 milhões em investimento.
Conforme previsto em contrato, até o ano de 2021, quando chega ao fim a concessão estadual, todo o trecho de 231 quilômetros entre Ponta Grossa e Apucarana estará duplicado. O investimento previsto, anunciado pela CCR Rodonorte, é de cerca de R$ 1 bilhão.
Durante a vistoria, Richa fez ainda o lançamento oficial do início das obras de construção da trincheira em frente ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército, no km 246 da rodovia. “É um momento importante para esta região e para todo o Paraná, visto que a BR-376 é uma das mais importantes rodovias do Estado. É também a maior obra viária em execução no Paraná”, disse o governador.
Segundo reforçou o prefeito Beto Preto, a duplicação da Apucarana – Califórnia é um investimento muito importante não só para a cidade, mas para toda a região. “Uma obra muito bem construída, com qualidade, que quando concluída dará novo impulso econômico a essas imediações”, pontuou.
A presença do governador Beto Richa em Apucarana marcou ainda o anúncio e entrega de diversos investimentos. Em solenidade defronte ao prédio da prefeitura, Richa liberou recursos via Sanepar para aumentar a oferta de abastecimento de água e saneamento básico, entregou dez veículos, entre caminhões, motoniveladoras e pás-carregadeiras com recursos do Paraná Urbano e prestigiou a posse do prefeito Beto Preto como presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). A agenda de eventos está dentro da programação comemorativa aos 73 anos de emancipação política de Apucarana, a serem comemorados neste dia 28 de janeiro.