O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Autarquia Municipal de Educação, realizou na noite de ontem (08) a formatura de 1.319 crianças.

Os formandos são alunos do 5º ano do ensino fundamental, de 33 escolas municipais apucaranenses. Perante a plateia que compareceu ao Ginásio de Esportes Lagoão, composta por seus pais, familiares, amigos e professores, eles assumiram o compromisso de ficarem sempre longe das drogas e da violência, de não praticarem e nem incentivarem o bullying e de dividirem os conhecimentos adquiridos por meio do programa com outras crianças.

A cerimônia de formatura contou com a presença do prefeito Beto Beto; do vice-prefeito Júnior da Femac; do comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Capitão Josmar Francisco Moreira; e do vereador José Eduardo Antoniassi, entre outras autoridades civis e militares.

Por meio do Proerd, policiais militares entram em sala de aula e aplicam doze lições às crianças durante um semestre. O conteúdo aborda os malefícios causados pelas drogas lícitas e ilícitas e a importância do respeito ao próximo, da obediência aos pais e professores e do cumprimento das leis.

Ao final do curso, os alunos são convidados a escrever uma redação com o tema Proerd: vida e paz. O melhor texto de cada escola foi premiado, na noite de quinta-feira, com um exemplar do livro Apucarana: uma história de sucesso no Norte do Paraná, da Editora Identidade Cultural.

Os 1.319 participantes do Proerd também foram contemplados com certificados de conclusão do curso e com uma medalha de honra oferecida pela Autarquia Municipal de Educação.

De acordo com o Capitão Josmar Francisco Moreira, estudos comprovam que 95% dos jovens que participaram do Proerd na infância não têm envolvimento com drogas. “Recentemente uma professora da cidade de Ibiporã também me relatou que os alunos proerdianos têm um comportamento diferenciado em relação àqueles estudantes que nunca participaram do programa,” disse.

A importância da prevenção foi destacada pelo prefeito Beto Preto, que aproveitou para agradecer a parceria com a Polícia Militar. “Eu sou médico e, durante a minha carreira, já encontrei muitos pacientes dependentes químicos. Por isso, posso afirmar que esse é um tratamento difícil. Drogas novas e mais pesadas surgem a cada dia e a evolução dos remédios não consegue acompanhar. A prevenção então é necessária, e a melhor maneira de prevenir é através da educação,” afirmou.

O Proerd foi ministrado, esse ano, nas escolas municipais, pelos instrutores Cabo Elias do Nascimento, Soldado Ana Regina Sebrian e Soldado Geiley Aparecida Sartori.