A programação de formatura da rede municipal de ensino lotou o Ginásio de Esportes Lagoão. Na abertura, na terça-feira (06), 1.146 crianças receberam seus certificados de conclusão da Educação Infantil. Já ontem (07), 1.319 alunos do 5º ano e 28 do 9º ano do ensino fundamental, além de 28 estudantes da Educação de Jovens e Adultos, participaram da solenidade.

O prefeito Beto Preto, acompanhado de seu vice Júnior da Femac, participou das duas noites e caracterizou as formaturas como comoventes. “Essas cerimônias marcam o encerramento de um ciclo na vida escolar dos alunos. Eu me emocionei particularmente com a formatura dos anos iniciais do ensino fundamental, pois essas crianças vivenciaram o nosso sonho de transformar a educação apucaranense. Eles estavam no 2º ano quando nós assumimos a prefeitura e agora estão concluindo o 5º ano, ou seja, eles viram suas escolas serem reformadas, os mobiliários antigos serem substituídos, a merenda ser aprimorada, entre outras melhorias. Isso é gratificante,” disse.

A realização de formatura conjunta para todas as escolas também é uma experiência nova na rede municipal. “A proposta desta gestão é ofertar uma educação de qualidade e equitativa aos alunos apucaranenses, independente se eles estudem nos distritos, nos bairros ou na área central. Por isso, nós adotamos um currículo único para as 60 unidades de ensino, que também recebem a mesma merenda e os mesmos materiais pedagógicos. Nesse sentido, nós quisemos dar a todos os estudantes a oportunidade de participarem de uma cerimônia de formatura bonita e igualitária,” explicou a secretária de educação Marli Fernandes.

Na noite de ontem (07), a Autarquia Municipal de Educação ainda condecorou os alunos do 5º ano que se sobressaíram nos projetos “Justiça e cidadania também se aprendem na escola” (desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná) e “Aprendendo e…Vivendo” (desenvolvido em parceria com a Escola Prática Educativa de Trânsito de Londrina). Ambas as formaturas foram abrilhantadas com apresentações da cantora apucaranense, finalista do programa The Voice Kids, Pérola Crepaldi.