Em pouco mais de cem dias, o Programa Saúde do Trabalhador, implantado pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana em três unidades – Takaiti Myadi, Raul Castilho e Antonio Sachelli – atendeu 2.242 pessoas em consultas médicas no período noturno. Outros procedimentos na área de enfermagem foram prestados, com ênfase na aferição de pressão arterial – 2.522 – e entrega de medicamentos – 1.481. Os números, conforme avaliação da direção da AMS, superaram as expectativas e já está em estudo a ampliação do horário especial em mais duas unidades de saúde.
O Programa Saúde do Trabalhador iniciou sua atividade no dia 18 de agosto, como forma de desafogar o volume de atendimento na UPA 24 Horas. Uma análise nos prontuários de pacientes recepcionados na Unidade de Pronto Atendimento mostrou que muitas pessoas deveriam ser assistidas na atenção básica, ou seja, nas unidades de saúde dos bairros. “Com base nesta análise, surgiu a decisão do prefeito Beto Preto em estender o horário nas três localidades – João Paulo, Dom Romeu e Colonial – e pelo resultado foi uma decisão acertada”, avalia Emídio Bachiega, vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.
Segundo Bachiega, o prefeito Beto Preto solicitou um estudo para ampliar o horário especial em mais duas unidades de saúde. “Estamos analisando a questão, pois dependemos de pessoal disponível para o atendimento à população dos bairros a serem contemplados. Teremos que contratar mais médicos e pessoal de apoio – enfermeiros e auxiliares de enfermagem, para uma prestação de serviço segura”, explica o dirigente, sem antecipar quais regiões serão beneficiadas com o novo horário.
NÚMEROS – Conforme o relatório apresentado pelo enfermeiro Amós Leandro Antunes, coordenador da Estratégia Saúde da Família, foram prestados 2.242 atendimentos médicos; 2.522 aferições de pressão arterial; 1.481 entrega de medicamentos; 102 aplicações de injeções; 31 curativos; e 29 inalação.
O maior volume de atendimentos – 898 – foi registrado na UBS Takaiti Myadi (Dom Romeu); seguido da UBS Antonio Sachelli (Colonial) – 745; e UBS Raul Castilho (João Paulo) – 599.