Elza Giovanelli, ex-jogadora de handebol e que por muitos anos atuou pela seleção brasileira da modalidade, esteve em Apucarana nesta última quarta-feira (11/05). Nas dependências da quadra do Sesc, além de palestrar para alunos do projeto de handebol da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, concedeu um treino prático. “Foi um grande prazer poder estar com essas crianças e treinadores, passando para eles um pouco da experiência vivida dentro do Handebol”, disse. Tendo jogado profissionalmente por 15 anos, dos quais nove servindo a Seleção Brasileira, atualmente a ex-jogadora atua como treinadora em Cambé. “Hoje procuro fazer de tudo pelo bem do handebol, sigo trabalhando e levando conhecimento para os futuros atletas”, declarou.
A secretária de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, professora Jossuela Martins Pirelli Pinheiro destaca a dimensão da carreira de Elza Giovanelli. “O currículo dela é impressionante. Durante a sua carreiraconquistou inúmeros títulos importantes e tê-la aqui repassando um pouco de sua vivência no esporte para nossa comunidade é algo muito especial”, assinalou a secretária.
Nos nove anos que atuou pela seleção brasileira, ela venceu dois mundiais, três torneios fora do Brasil, cinco Pan-Americanos (todos terceiro lugar),cinco Sul-americanos (todos campeã). No Paraná, por 15 vezes foi campeã dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), sendo que o último foi em Apucarana, na própria quadra no Sesc. Nacionalmente foram ainda outros 15 títulos de Campeã Brasileira, e 10 vezes campeã estadual de clubes.
Segundo a secretária Jossuela, o objetivo da administração municipal é dar continuidade nas ações de intercâmbio. “Esse é um desejo do prefeito Beto Preto. Vamos procurar trazer mais atletas, que marcaram história no esporte, para passar um pouco de conhecimento aos nossos professores e atletas de Apucarana”, comunicou.