Futuros talentos do esporte de Apucarana e municípios da região participam neste sábado (30/04), a partir das 8 horas, na pista de atletismo do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), do 1º Festival de Atletismo de Apucarana. Uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria da Juventude, Centro da Juventude de Apucarana e Autarquia Municipal de Educação (AME), serão disputadas as categorias sub 9 (nascidos no ano de 2007), sub 10 (nascidos em 2006) e sub 11 (nascidos no ano de 2005), nos naipes masculino e feminino. “Será mais uma grande festa regional em nossa cidade em um palco que, a partir de investimentos de revitalização feitos pelo atual mandato, tornou-se símbolo do resgate da valorização do esporte em Apucarana, que é o Complexo Lagoão”, destaca o prefeito Beto Preto.

A secretária Municipal de Esportes e Lazer e interina da Juventude, Jossuela Martins Pirelli Pinheiro, conta que além de alunos atletas de 21 escolas da rede municipal, o festival vai contar com a presença de competidores de cidades da região. “Convidamos 17 municípios para participar. Já tivemos a confirmação de alguns, mas acreditamos que teremos mais adesões ainda neste sábado, antes do início das disputas”, relatou Jossuela. Ela frisa que o incentivo ao esporte é uma das bandeiras da atual administração. “O prefeito Beto Preto não tem medido esforços para que a prática esportiva esteja acessível à comunidade, atendendo a todas as faixas etárias”, destacou a secretária.

Festival
– A organização do festival esclarece que todas as modalidades terão disputas no lançamento de dardo, peso e salto em distância. Na pista, as distâncias serão diferentes. O sub 9 terá disputa nos 60, 200 e 300 metros rasos; o sub 10 com 70, 250 e 400 metros rasos e o sub 11 com 80, 300 e 600 metros rasos. Os três melhores atletas de cada modalidade serão premiados.

Reinauguração
– Após décadas sem a devida conservação, o Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) foi reinaugurado pelo prefeito Beto Preto em setembro do ano passado, durante a abertura da fase final “A” dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). O público presente foi estimado em 4 mil pessoas. Além da troca da cobertura, também foram executadas reforma dos banheiros, construção de saídas de emergência, reparos elétricos e hidráulicos, obras de acessibilidade para atender a pessoas com necessidades especiais e ampliação das dimensões da quadra poliesportiva para 40 metros por 20 metros, padrão oficial. A pista de atletismo também recebeu melhorias e foi reativada, após quase duas décadas, para competições oficiais. O investimento aproximado, com recursos próprios e federais, foi de cerca de R$1 milhão.

Publicações Recomendadas