Para permitir que grávidas, parceiros e população em geral realizem os testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) estendeu este atendimento para oito unidades básicas – Bolivar Pavão (Jardim América); Eros Pacheco (Afonso Camargo); Leopoldo Hartiwig Júnior (Vila Nova); Mercedes Moreno (Vila Regina); Mioji Kogure (Aclimação); Osvaldo Damin (Jaboti); Marcos Mascaro (Parigot de Souza) e Walter Lazarini (PIrapó). Com esta decisão, este serviço deixa de ser prestado exclusivamente pelo Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta). A determinação do prefeito Beto Preto é que todas UBS do município prestem este serviço e, para tanto, profissionais de outras unidades estão passando por capacitação e reciclagem no Natta.
O superintendente da Estratégia Saúde da Família, médico Odarlone Santos de Souza Orente, disse que esta descentralização visa ampliar a capacidade de atendimento da atenção básica, pois a gestante e seu parceiro não precisarão vir ao Natta para realizar o teste. “Assim, em caso de detecção de alguma das doenças, o paciente inicia de imediato o tratamento, evitando, desta forma, uma gestação de risco ou mesmo a má formação ou morte do feto”, frisa o médico.
O coordenador da Estratégia Saúde da Família, enfermeiro Amós Leandro Antunes, explicou ainda que as oito UBS credenciadas para a realização dos testes rápidos atenderão também pacientes oriundos de outras unidades próximas. Antunes complementa que os testes serão realizados por profissionais – enfermeiros – capacitados pelo Natta. “Já estamos ampliando nossa equipe de trabalho, visando estender os testes para todas as unidades, tanto da cidade como dos distritos”, salienta o enfermeiro.
MEDICAMENTOS – O superintendente da Estratégia Saúde da Família, médico Odarlone Orente, informou que, além do teste rápido, a UBS Walter Lazarini está sendo utilizada como embrião de um novo procedimento de atendimento à população: a entrega imediata de medicamentos prescritos pelo médico. No caso da UBS do Pirapó, o atendimento será específico para pacientes da médica Paloma de Oliveira, na área de endocrinologia. “O prefeito Beto Preto mantém sua preocupação com a área de saúde e determinou que sejam realizadas avaliações sobre a possibilidade de aviar as receitas na própria unidade de saúde. A partir do resultado na UBS do Pirapó, poderemos estender este serviço para outras unidades”, manifestou o médico.
LOCAIS E HORÁRIOS
ACLIMAÇÃO (Milani) – 2ª Feira –13h00 às 16h00
JABOTI (Interlagos) – 6ª Feira – 8h00 às 11h00
PARIGOT (Jardim das Flores) – 5ª Feira –13h00 às 16h00
JARDIM AMÉRICA (D. Romeu, Ponta Grossa, Vale Verde e Marcos Freire) – 3ª e 5ª Feira – 08h00 às 11h00
AFONSO CAMARGO (CSU) – 2ª e 4ª Feira – 08h00 às 11h00
VILA NOVA (Trabalhista, Marissol, Colonial e Sumatra) – 3ª Feira – 8h00 às 11h00
VILA REGINA (Apucaraninha e João Paulo) – 3ª Feira – 08h00 às 11h00