A entrada em operação de um novo equipamento no Laboratório de Análise da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana reduziu o tempo de elaboração de hemogramas. O serviço que antes era de realizado de forma manual, com o equipamento adquirido com recursos do governo estadual, através do Programa Vigiasus, permite a realização de 20 análises de uma única vez. Além disso, o equipamento permitirá uma oferta maior de exames para atenção básica, ampliando o número de solicitações dos médicos.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, disse que foram investidos R$ 20 mil na compra do equipamento, pois havia uma urgência em agilizar os procedimentos no Laboratório de Análise. “Os profissionais que atuam naquele setor estavam sobrecarregados de trabalho, visto o volume de exames solicitados na atenção básica. Por esta razão buscamos recursos junto ao Governo do Estado e fomos atendidos”, destaca Kaneta.

A responsável pelo laboratório, Maria Isabel Massambani, explica que com a entrada em operação do novo equipamento será possível ofertar maior número de exames às unidades básicas de saúde, atendendo a demanda crescente de solicitações dos médicos. Isabel acrescenta que outros equipamentos – entre eles microscópios, centrífugas, cadeiras de coleta, mesas e cadeiras ergonométricas, agitadores, homogeneizador, mesa ginecológica – serão adquiridos, permitindo um trabalho ainda mais qualificado por parte dos técnicos lotados no laboratório, além de oferecer conforto e segurança aos pacientes que procuram o local diariamente. Ela completa “que serão investidos mais de R$ 100 mil nesta aquisição”.

Publicações Recomendadas