A piscina semiolímpica coberta do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) deve ser reativada em breve. Com investimentos na ordem de R$73 mil, teve início nesta segunda-feira (22/02) a substituição de todo o sistema de aquecimento da água. “Este complexo é o maior símbolo do nosso esporte, mas como todos sabem, foi simplesmente abandonado nos últimos 12 anos que antecederam o nosso trabalho. Com muito respeito a toda comunidade desportista, revitalizamos o ginásio poliesportivo, reformamos e reativamos a pista de atletismo para competições oficiais e, no que tange a piscina, já havíamos resolvido os problemas de goteiras da cobertura, infiltrações nas paredes e vazamento da água. Agora estamos instalando um novo sistema de aquecimento, o que na prática deixa o local em condições de, muito em breve, novamente ser frequentado pela comunidade”, destacou o prefeito Beto Preto.
O secretário Municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, explica que sistema antigo era totalmente inadequado para a dimensão da piscina. “A caldeira que adquirimos além de moderna, é condizente com as necessidades impostas por uma piscina semiolímpica. Ela tem um sistema que consome menos lenha, oferece opção de programação, necessita de apenas uma pessoa para operá-la, e deixa a água no grau ideal de forma mais rápida. E o melhor de tudo, trata-se de um sistema de aquecimento não poluente”, explica o secretário. A empresa vencedora da licitação é a Ecogetec Sistema de Aquecimento – G.C. de Mota – ME, de Nova Santa Bárbara (PR). “A instalação é rápida. Dentro de quatro dias tudo deve estar concluído”, frisa Nicolai.
O novo equipamento vai garantir aquecimento adequado da água durante todos os meses do ano. O secretário Municipal de Esportes e Lazer, professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), comenta que as aulas de natação no local dependem apenas da conclusão dos trabalhos de instalação da nova caldeira. Ele esclarece que assim que tudo esteja funcionando o prazo de inscrições será aberto e comunicado à sociedade. “Recebemos diariamente ligações de pessoas interessadas. Agora estamos mais próximos de iniciar as atividades de natação. Assim como a sociedade, toda equipe da secretaria também está ansiosa para este grande dia”, diz o secretário.
Reinauguração – Após décadas sem a devida conservação, o Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) foi reinaugurado pelo prefeito Beto Preto em setembro do ano passado, durante a abertura da fase final “A” dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). O público presente foi estimado em 4 mil pessoas. Além da troca da cobertura, também foram executadas reforma dos banheiros, construção de saídas de emergência, reparos elétricos e hidráulicos, obras de acessibilidade para atender a pessoas com necessidades especiais e ampliação das dimensões da quadra poliesportiva para 40 metros por 20 metros, padrão oficial. A pista de atletismo também recebeu melhorias e foi reativada, após quase duas décadas, para competições oficiais. O investimento aproximado, com recursos próprios e federais, foi de cerca de R$1 milhão.