Uma reunião entre o prefeito Beto Preto (PT) e dirigentes da Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), realizada na sexta-feira (05/02), definiu que o Centro Cirúrgico do Canil Municipal será inaugurado no dia 5 de março. O funcionamento do Centro Cirúrgico, porém, cumprirá as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), estabelecidas no Programa de Educação em Saúde, Guarda Responsável e Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional.

No encontro realizado na Prefeitura Municipal, além da definição da data de inauguração, foi discutido o parecer do CRMV, o qual estabelece que “o alvo do programa são animais do canil e de acumuladores; cães e gatos comunitários, além daqueles pertencentes às instituições com título de utilidade pública e às famílias de baixa renda vinculadas a assistência social”.

Segundo Isamélia Andrea Constâncio, presidente da Soprap, esta exigência será cumprida pela entidade, evitando assim a concorrência desleal com as clínicas veterinárias instaladas em Apucarana. Ela salienta que em um primeiro momento somente os animais abrigados no Canil e nos acumuladores serão submetidos às cirurgias de castração, conforme definido pelo CRMV. “Somente após a castração dos animais do canil e dos acumuladores é que haverá abertura à população, mas seguindo os critérios do Conselho de Medicina Veterinária”, completa a dirigente.

O prefeito Beto Preto fez questão de lembrar o trabalho desenvolvido pelos voluntários vinculados a Soprap. “Devemos reconhecer como valoroso o trabalho desta entidade do terceiro setor, especialmente no que tange ao voluntariado”, frisou ele, lembrando que o Canil Municipal não pertence ao Poder Público. “O Canil é da Soprap e dos seus voluntários, cabendo à prefeitura municipal uma contribuição com ração aos animais e obras para adequação das instalações”, completou Beto Preto.

Publicações Recomendadas