Profissionais vinculados a Autarquia Municipal de Saúde, selecionados para atuarem como preceptores na Residência Médica Multiprofissional, estão participando, no Polo Apucarana da UAB, de um curso de capacitação ministrado pela professora e doutora Elaine Alves, da Universidade Estadual de Londrina e ativadora do processo de mudança no ensino superior em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo do curso é possibilitar aos profissionais buscar conhecimento quanto à proposta metodológica para a Residência Multiprofissional.
O prefeito Beto Preto (PT) esteve no Polo da UAB e lembrou que Apucarana é a única cidade do interior do Paraná a proporcionar a Residência Multiprofissional para Atenção Básica, Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica. “Para Apucarana é um momento histórico, pois conseguimos montar o processo superando muitas dificuldades e agora é momento de fazer acontecer, oferecendo um trabalho de qualidade a estes profissionais que virão à nossa cidade visando ampliar seu aprendizado nas três áreas contempladas”, disse o prefeito. Ele fez questão de agradecer aos profissionais da Autarquia Municipal de Saúde pela disposição e pela vontade de participar, salientando serem estes “os alavancadores do processo e o resultado será um presente para cada um e para a cidade de Apucarana”.
A professora Elaine Alves explicou que a ideia do processo de mudança no ensino superior em saúde “é a formação de um profissional crítico, reflexivo e comprometido com a sociedade em que vive, a relação teoria e prática, a elaboração de competências gerais comuns a todas as profissões da saúde, além das específicas de cada profissão, preconizando o trabalho em equipe multiprofissional”. Quanto aos profissionais participantes do curso, a professora disse que “o grupo é excelente, comprometido e que aceita os desafios apresentados para o processo onde estará integrado”.
Para os três segmentos da Residência Multiprofissional, participam do curso, que termina hoje, psicóloga, nutricionista, odontólogo, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiros e educador físico.