O secretário da Fazenda de Apucarana, Marcello Augusto Machado, representou o prefeito Beto Preto na audiência pública de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2015. O ato foi realizado ontem (29), no plenário da Câmara Municipal, com a presença de vereadores, secretários, superintendentes e público em geral.

“Durante os últimos quatro meses de 2015, o Município investiu 18,91% de seu orçamento na área de saúde, superando com folga o índice mínimo de 15% que é exigido constitucionalmente”, informou Machado.

Na área da educação, a prefeitura também cumpriu a meta mínima de 25% do orçamento em investimentos, atingindo 25,33%. Em relação aos gastos com pessoal, a gestão pública de Apucarana concluiu o quadrimestre com uma média de 43,82% do orçamento gastos com funcionários, ficando bem abaixo do limite máximo de 53% permitido.

Neste mesmo período, a Prefeitura de Apucarana amortizou um total de R$ 10,5 milhões em juros de dívidas, sentenças judiciais e principal da dívida contratual resgatado.

“Seguindo diretrizes determinadas pelo prefeito Beto Preto, adotamos várias condutas focando num ajuste fiscal, devido às mudanças conjunturais com efeitos ordinários”, explicou Marcello Machado. Segundo ele, entre as medidas tomadas estão o enxugamento da máquina, contingenciamento de recursos, corte de gastos, saneamento da folha, e rigorosa cobrança do ponto eletrônico.

Ainda em relação ao ajuste fiscal, Machado revelou que foram cumpridas outras medidas como combate à sonegação, programa nota fiscal eletrônica, aumento na eficiência da arrecadação e ações para elevar o recebimento da dívida ativa. “Nossas finanças estão equilibradas e, mesmo tem tempos de crise, conseguimos tocar obras, programas e fazer frente às demandas apresentadas”, concluiu o secretário da fazenda, Marcello Augusto Machado.

Publicações Recomendadas