Dentro da programação oficial dos 72 anos da cidade, Apucarana acompanhou nesta quarta-feira (27/01), em evento realizado na Praça Rui Barbosa, a chegada da terceira etapa do 22º Transparaná. Considerado o maior raid das Américas, com percurso de 1,6 mil quilômetros, o evento de regularidade off-road faz a ligação da costa oeste com a costa leste do Estado do Paraná através de seus “caminhos históricos”.
Ao lado de pilotos e navegadores de várias partes do Brasil, duas duplas de Apucarana na categoria Master, formadas por Otávio “Marreco” e Allan Enz, e Roberto e Jhonatan Ardigo, estão na disputa da competição que teve início domingo, com a realização do prólogo no município de Guaíra e terá a chegada sábado (30/01), em Guaratuba, no litoral.
A passagem do rally pela cidade foi viabilizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana e contou com apoio do Jeep Clube Apucarana. Antes de Apucarana, além do prólogo em Guaíra, os participantes já haviam cumprido a etapa de Toledo e Umuarama. O secretário municipal de Apucarana, Paulo Aparecido Kisner (Paulão), acompanhou a chegada da etapa e deixou uma saudação do prefeito Beto Preto aos competidores, que em função de outra agenda não pode comparecer.
“Esta é a terceira vez que uma edição do Transparaná passa pelo município Apucarana e para nós é uma alegria muito grande poder receber a todos, especialmente, nesta semana comemorativa os 72 anos do município. O prefeito é um incentivador de todas as modalidades esportivas e pediu que eu transmitisse a todos os participantes e, em especial à organização do Transparaná, um muito obrigado por escolherem e confiarem esta terceira etapa ao município de Apucarana. Foi um grande presente”, disse Paulão.
O presidente do Jeep Clube de Apucarana, Allan Ptizer, destacou a representatividade da cidade na competição. “Uma alegria para nós poder fazer parte deste evento. Temos duas duplas do Jeep Clube de Apucarana na disputa, que inclusive conquistaram o primeiro e segundo lugares na primeira etapa na categoria Master e esperamos que possam manter a regularidade até o final”, comentou.
Para Cecílio Luz, outro componente do Jeep Clube Apucarana e que ao lado do secretário de Esportes Paulão contribui com a organização da etapa local, a entidade não poderia ficar de fora. “É um prazer para o Jeep Clube poder apoiar a passagem do Transparaná mais uma vez pela cidade. Comungamos da mesma paixão de todos os participantes e por isto parabenizamos a prefeitura por ter a iniciativa de estabelecer a parceria que viabilizou toda esta bonita movimentação”, destacou.
A cada etapa, os melhores são premiados. Em Apucarana, a premiação está prevista para acontecer à noite na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana (Aspma). Após pernoitarem na cidade, os competidores e suas equipes seguem para a etapa Apucarana-Castro.
História – O maior raid das Américas, o Transparaná nasceu da ideia de alguns jipeiros do Jeep Clube de Curitiba no início da década de 90. No entanto, a primeira edição aconteceu apenas em 1994. A rota foi de Londrina ao litoral paranaense, com percurso de 680 quilômetros. Esse primeiro evento contou com a participação de 88 veículos, tendo um deles sido pilotado pelo conhecido piloto Wilson Fittipaldi. Já na primeira experiência, o Transparaná foi de grande sucesso passando a fazer parte do calendário oficial do Jeep Clube de Curitiba. A cobertura completa do evento, com resultados atualizados etapa a etapa podem ser acompanhados no site oficial http://www.transparana.com.br.