O Clube do Xadrez de Apucarana, que é totalmente patrocinado pela prefeitura e está instalado no prédio do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Praça Rui Barbosa, completou um ano de atividades neste segundo semestre de 2015.

De acordo com a professora de Educação Física Bianca Santos de Souza, que ministra aulas de Xadrez e orientações de estratégia para cerca de 30 adolescentes e crianças de vários bairros da cidade, esse esporte ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a versatilidade, a concentração e até mesmo a tomada de decisões.

“O Xadrez faz com que as pessoas exercitem o raciocínio para escolher as melhores estratégias e caminhos para se chegar ao objetivo, que é o xeque mate no rei do adversário. Durante as reuniões do Clube do Xadrez repassamos orientações sobre como fazer para optar pelos melhores caminhos, como uma verdadeira filosofia de vida”, frisa a professora.

APOIO DA PREFEITURA-Bianca reitera que a ideia de incentivar a prática do esporte de forma gratuita em Apucarana contou com total apoio do prefeito Beto Preto e do secretário municipal de Esportes, Paulo Kisner, o “Paulão”. “Temos apoio irrestrito da prefeitura de Apucarana, inclusive com disponibilização de transporte gratuito para os adolescentes e crianças participarem das reuniões durante a semana (de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 19 horas) e ainda para torneios e competições em outros municípios, como ocorreu recentemente em Ivaiporã, onde enxadristas de Apucarana conseguiram bons resultados”, completa a professora Bianca.

TORNEIO NA UNESPAR/FECEA- Na quarta-feira (21), a partir das 19 horas, tem início o V Torneio de Xadrez da Unespar/Fecea, em Apucarana. A disputa acontece no Diretório Acadêmico da instituição de ensino superior, nas categorias masculino e feminino sub 8, sub 12, sub 16 e adulto.

Quais são as vantagens de aprender o Xadrez?

1. O Xadrez estimula o raciocínio lógico
2. O Xadrez ativa a concentração
3. O Xadrez desenvolve a tomada de decisões
4. O Xadrez aguça a memória
5. O Xadrez trabalha a paciência
6. O Xadrez demanda a capacidade de planejamento
7. O Xadrez aumenta a autoconfiança
8. O Xadrez proporciona o respeito ao adversário
9. O Xadrez exige responsabilidade
10. O Xadrez instiga a imaginação e a versatilidade

O JOGO- O Xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: “O xadrez é um excelente exercício mental”. Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.

Não à toa, a UNESCO mantém o Comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas e instituições de ensino e visar que a prática seja pedagogicamente produtiva. Muitas instituições de ensino têm o jogo de xadrez em suas grades (extra) curriculares.

Fonte: tnonline.com.br

Publicações Recomendadas