O processo de implantação da Praça CEUS (Centro de Esportes e Artes Unificados), localizada no Jardim América, cumprirá mais uma etapa. Nesta quarta-feira (02/09), às 18 horas, haverá a última oficina de mobilização social, reunindo gestores públicos e moradores do entorno. O objetivo do encontro é “empoderar” a comunidade, incentivando a população a cuidar dos equipamentos disponibilizados, visando posteriormente a entrega do espaço que será gerido de forma compartilhada entre o Poder Público e a comunidade.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, a reunião vai acontecer no Centro de Qualificação, localizado na Rua Ouro Verde, no 300, no Jardim América. “O objetivo da Praça CEUS é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital”, cita Márcia.
A secretária destaca ainda que a Praça CEUS fica na Avenida Central do Paraná, ao lado de outros importantes aparelhos públicos como a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão e do futuro prédio do Cisvir que está em construção, além de uma capela mortuária e do prédio da Emater que já foram anunciados. “Desde agosto do ano passado, a Praça do CEUS já conta com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que funciona neste espaço”, completa.
Márcia lembra que já foram realizadas várias reuniões com moradores com objetivos específicos. “Foram encontros focados na convocação das lideranças, na construção do mapa do território, na constituição da equipe gestora, para colher sugestões sobre as atividades que serão desenvolvidas e para dar empoderamento à comunidade”, assinala a secretária municipal de Assistência Social, lembrando que no dia 11 de setembro estão programas diversas atividades culturais e artísticas na Praça CEUS. “São ações para que, aos poucos, a comunidade se sinta cada vez mais responsável, zelando pela preservação deste espaço”, finaliza.