A Prefeitura de Apucarana, por meio da Procuradoria Jurídica e a Secretaria de Gestão Pública, esclareceu hoje (10) que a interrupção do serviço de coleta de lixo, a partir da tarde de sexta-feira, foi ocasionado por uma greve dos funcionários da Ebepec. “Os serviços foram retomados na manhã desta segunda-feira, e o lixo dos últimos dias já está sendo recolhido”, informou o procurador Paulo Sérgio Vital.
O diretor comercial da Ebepec, Ênio Ushimura, assegura que até a noite desta terça-feira, todo o lixo doméstico e do comércio acumulado no fim de semana estará totalmente recolhido. “A Prefeitura de Apucarana está rigorosamente em dia com os repasses à Ebepec, cumprindo suas obrigações contratuais. O problema foi de ordem burocrática, entre a empresa e a agência local do Bradesco, que não conseguiu creditar na sexta-feira – durante o horário comercial – o dinheiro das contas-salários dos setenta funcionários da Ebepec”, explicou Ushimura.
Ainda segundo o diretor da empresa, o dinheiro só entrou na conta dos funcionários no final da tarde de sexta-feira, dia 7, mas mesmo assim, a maioria deles ainda não havia recebido o cartão magnético para sacar seus salários. “Infelizmente, por iniciativa de alguns, todos os funcionários decidiram parar de trabalhar na tarde de sexta-feira”, informou.
Para agilizar o recolhimento do lixo acumulado, a Ebepec colocou mais equipes e veículos nas ruas a partir da manhã desta segunda-feira. “Esperamos normalizar tudo até a noite desta terça, em todas as regiões da cidade”, anuncia o diretor da Ebepec.