O 4º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Apucarana (SGBI) conta com mais um veículo para realizar os serviços de vistoria. As chaves do carro zero quilômetro foram repassadas pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, nesta quinta-feira (06/08), em ato realizado no quartel do 4º SGBI, localizado na Rua Ponta Grosa. Os recursos para a aquisição, no valor de R$ 37.450, são provenientes do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).
Também estiveram presentes o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o major Hemerson Saqueta Barbosa, comandante do subgrupamento, o tenente Edinei da Silva, comandante da Guarda Municipal, e o vereador José Airton Deco de Araújo, representando o Legislativo, além de outros vereadores, secretários municipais, bombeiros mirins e parte do efetivo da corporação.
Beto Preto, que também é presidente do Funrebom, destacou que os recursos financeiros provêm da taxa de incêndio arrecadada pelo Município e que é transferida para o fundo. “O Funrebom é uma lei que estamos cumprindo, colocando à disposição dos Bombeiros os valores integralmente, o que não acontecia em mandatos anteriores”, frisa.
O prefeito de Apucarana reforçou a confiança da comunidade nos trabalhos da corporação, salientando a parceria com o Município. “Em breve, haverá a compra de mais um utilitário e a construção do pavilhão superior no quartel da Rua Ponta Grossa. O projeto, com área de cerca de 250 metros quadrados de construção, já foi elaborado pela Prefeitura”, afirma Beto Preto, que também se comprometeu a fazer gestões junto ao governo do Estado para transformar o SGBI em grupamento. “Espero que esse novo pavilhão seja a sede do futuro Grupamento de Bombeiros de Apucarana”, projeta Beto Preto.
De acordo com o major Saqueta, o veículo adquirido (Gol G5) reforçará o serviço de vistorias, que já conta com outros dois carros. “Atendemos Apucarana e outros 13 municípios da região. No ano passado, realizamos mais de 6 mil vistorias, o que dá uma média de 20 a 25 por dia. Quanto mais prevenção, menos acidentes e incêndios”, afirma, citando que o veículo ficará à disposição para todos os serviços relacionados ao Código de Prevenção de Incêndios, abrangendo estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais.