Foi aberta oficialmente, na manhã de hoje (11/06), a 3ª edição dos Jogos Municipais das Crianças (Jocas), competição que será realizada pela Prefeitura de Apucarana entre os dias 22 e 30 de junho. Mais de 1.500 atletas, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, participarão do torneiro em quatro modalidades esportivas.

A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio de Esportes Adildo Mecenas (Cebolão), localizado no Jardim Ponta Grossa, e contou com a presença do prefeito Beto Preto, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Airton Deco de Araújo, da diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Marli Fernandes, da chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria Onide Balan Sardinha, do secretário municipal de esportes, Paulo Aparecido Kisner, da superintendente do Centro da Juventude (CEJA), Jossuela Pinheiro e de representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, entre outras autoridades.

Na manhã de hoje, foram conhecidas as delegações das 37 escolas municipais envolvidas nos jogos, formadas por alunos nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007. O atleta Erick Henrique Souza da Cunha, do 4º ano, da Escola José de Alencar, foi o responsável pelo acendimento da pira olímpica, enquanto que João Henrique Araújo da Fonseca, do 3º ano, da Escola João Antonio Braga Côrtes, procedeu à leitura do juramento esportivo.

Bola queimada mista, mini handebol, voleibol gigante e xadrez serão as modalidades contempladas nesta fase, com disputas acontecendo simultaneamente em 8 polos: no Centro da Juventude e nas escolas municipais Karel Kober, Edson Giacomini, José Idésio Brianezi, Plácido de Castro, Vida Nova (CAIC), Monsenhor Arnaldo Beltrami, e Antonieta Lautenschlager. “Mas para o segundo semestre, há a previsão de realizarmos uma segunda etapa dos Jocas, abrangendo também o futsal, o basquete e o atletismo”, disse Paulo Kisner.

O Secretário de Esportes explica ainda que o principal objetivo dos Jocas é incentivar, desde cedo, o gosto pelos esportes entre os estudantes. “Nós estamos fazendo um trabalho de base nas escolas e apresentando várias modalidades esportivas às crianças. Aquelas que se interessarem e se destacarem poderão futuramente defender o município em competições regionais, estaduais e até nacionais. Diversos talentos já estão sendo descobertos”, afirmou.

Professora Marli Fernandes acrescenta que competições assim são relevantes por contribuírem com a formação integral dos alunos. “Os jogos são muito mais que um momento de recreação, mas também uma oportunidade das crianças aprenderem valores como a solidariedade, o companheirismo, o trabalho em equipe e o espírito crítico em relação ao cumprimento das regras. Afinal, a educação física é uma atividade que desenvolve tanto o corpo como a mente”, esclareceu.

O prefeito Beto Preto, por sua vez, assegura que o investimento no esporte apucaranense é um dos pilares da sua gestão. “A administração municipal está fazendo o seu papel, reformando ginásios, como os do Jardim Ponta Grossa, do distrito de Pirapó e do CAIC, e buscando criar melhores condições para os nossos atletas. Já em relação aos alunos municipais, estamos investindo na aquisição de novos e modernos equipamentos esportivos e reformando quadras escolares que apresentavam riscos até de desabamento”, finalizou.

Publicações Recomendadas