Com a aquisição de vários equipamentos, o Programa Corpo e Vida Saudável ganhará uma nova dinâmica. A iniciativa, que já funciona desde o ano passado, foi lançada oficialmente pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, em ato realizado na quarta-feira (29/04), no Centro da Juventude. Voltado para a terceira idade, o programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com as secretarias municipais da Mulher e Assuntos da Família e Assistência Social, contando ainda com o apoio da Sport Center.

Click nos links de áudio acima

De acordo com Beto Preto, o programa de ginástica já atende cerca de 300 mulheres em 18 bairros. “Com recursos do Governo Federal, adquirimos vários equipamentos que permitirão introduzir novas modalidades, como aulas de step, jump e fitball. São atividades disponíveis apenas em academias de ginástica pagas, mas que a partir de hoje serão disponibilizadas gratuitamente”, frisa Beto Preto, afirmando que a meta é aumentar até o final do mandato o número para cerca de 1.500 participantes.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Aparecido Kisner (Paulão), o investimento nos equipamentos é de cerca de R$ 50 mil, liberados pelo Ministério dos Esportes, dentro do Projeto da Lei Pelé. “Os materiais serão disponibilizados em sistema de rodízio para os grupos já existentes e a intenção é ampliar o programa, investindo em recursos humanos e em mais equipamentos”, salienta Paulão.

Atualmente, o programa já funciona nos jardins Ponta Grossa, Diamantina, Vale Verde, América e Colonial, nos núcleos habitacionais Dom Romeu Alberti, Afonso Camargo, Recanto do Lago, João Goulart e João Paulo, nas vilas Apucaraninha, Regina e Formosa, além do Distrito do Pirapó, Bairro da Igrejinha, região do Lago Jaboti e área central. “As aulas acontecem em locais cedidos pela comunidade e abrangem alongamento, fortalecimento muscular e condicionamento funcional”, explica Paulão.

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, acredita que a iniciativa, além de congregar as mulheres, trará benefícios para a saúde. “Esta é mais uma ação que ajuda a transformar a vida das mulheres, gerando mais qualidade de vida. O programa reúne mulheres com idades que vão dos 30 aos 80 anos”, assinala a secretária, citando a participante Natividade Cardoso, que recebeu uma homenagem especial por ser – com 80 anos – a participante mais idosa do programa.

Jossuela Pinheiro, superintendente municipal de Esportes e Lazer, afirma que as aulas acontecem duas vezes por semana em cada um dos núcleos existentes. “É uma hora de atividades no período da manhã e uma hora no período da tarde. Para marcar e identificar o programa, cada participante vai ganhar uma camiseta e uma garrafinha squeeze”, observa.

Jossuela explica ainda que na aula de step, o participante sobe e desce de uma plataforma ajustável, tendo como principal foco a resistência cardiovascular e a coordenação motora. “O Jump é uma atividade em minitrampolins, sendo uma aula de alto gasto calórico. Já o fitball é realizado em cima de bolas gigantes, com movimentos e exercícios que trabalham o alongamento, força e equilíbrio”, detalha.

As aulas nos bairros são ministradas por três professores de educação física: Maria Clara de Andrade, Jane Reis e Marcos Rogério Garcia (Zalo). Mais informações podem ser obtidas no Centro da Juventude, localizado na Rua Piratininga no Jardim Diamantida, ou pelo telefone 3424-0629.

Publicações Recomendadas