Diversas atividades preventivas foram programadas no município – através do Núcleo de Atenção, Testagem e Tratamento de Apucarana (NATTA) – durante o período de carnaval. A abordagem temática já começou nas unidades básicas de saúde, junto com a disponibilização de preservativos. Além disso, serão intensificados os testes rápidos e estão previstas blitze da saúde.

De acordo com a enfermeira Elisabete Pereira, coordenadora do NATTA, médicos e enfermeiros já estão abordando a temática nas unidades de saúde há cerca de uma semana. “É mais um lembrete feito durante as consultas e na sala de espera para que as pessoas vivam com alegria esse período, mas sem descuidar da prevenção e tomando os cuidados necessários”, pontua Elisabete.

Já os testes rápidos são realizados na sede do NATTA, que fica na Rua Dr. Munhoz da Rocha, e abrangem doenças como DST/Aids, hepatites virais (B e C) e sífilis. “Nosso foco é a prevenção, mas caso a pessoa tenha se exposto a uma situação de risco, orientamos fazer o teste depois de 30 dias, que é período da janela imunológica”, esclarece.

Elisabete lembra ainda que estão programadas duas blitze no dia 13, uma na Praça Rui Barbosa e outra no Jardim Trabalhista, ambas às 9 horas. “Além da distribuição de preservativos, vamos entregar materiais informativos como folders e cartilhas”, observa Elisabete, lembrando que esses materiais também estão disponíveis no NATTA.

No Brasil, a campanha de carnaval 2015 é uma continuidade da mobilização já lançada em 1º de dezembro, que tem como objetivos principais dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/AIDS e à importância do teste e o tratamento como prevenção, principalmente junto aos jovens. O mote da campanha é “#partiuteste – eu me previno, eu me testo, eu brinco no carnaval”.

Mais informações pelo telefone 3901-1066 ou na sede do NATTA, que fica na Rua Dr. Munhoz da Rocha, 1645.

Publicações Recomendadas