A Autarquia Municipal de Educação (AME) concluiu, nesta sexta-feira (06/02), a Semana Pedagógica das suas escolas e centros de educação infantil (CMEIs), atividade que envolveu os mais de mil servidores da rede e teve por objetivo planejar o ano letivo 2015.
O balanço final dos trabalhos, para a diretora presidente da AME, professora Marli Fernandes, foi bastante positivo. “Todos os nossos colaboradores, desde as diretoras, coordenadoras e professores até as merendeiras, zeladoras e auxiliares administrativos, passaram por formação continuada e houve muitos momentos de reflexão sobre a qualidade da educação que estamos construindo no nosso município”, afirmou.
A abertura da Semana Pedagógica aconteceu na última segunda-feira, quando a AME proporcionou aos seus docentes um reencontro e uma palestra com o renomado escritor e conferencista Gilclér Regina, no clube de campo Água Azul. No mesmo dia, as merendeiras e auxiliares de cozinha também participaram de diálogo com as nutricionistas Jaqueline de Oliveira e Deise Figueiredo, que discorreram sobre o tema “a importância do cardápio”.
Já na terça-feira, o destaque foi a capacitação dos professores da Educação Infantil para o uso dos livros didáticos da Coleção Prosinha, ministrada pela assessora pedagógica da editora Saraiva, Márcia Beatriz Amplatz. Enquanto que na quarta, os secretários escolares e os auxiliares de serviços gerais passaram por formação continuada.
Os primeiros assistiram a curso conduzido pela coordenadora acadêmica da Facnopar, professora Maria de Lourdes Bragueto, que abordou o atendimento ao público e a documentação escolar, e os últimos, à palestra sobre higienização ambiental e de equipamentos e utensílios, com o técnico em vigilância sanitária da Autarquia Municipal de Saúde, Mário Augusto Vieira dos Santos.
Na quinta-feira, houve encontro com os educadores das Escolas de Campo no Polo da UAB e, na sexta, formação continuada dos professores de educação física no Centro da Juventude.
Durante toda a semana os docentes municipais ainda permaneceram reunidos com a equipe pedagógica da AME em nove polos de estudos, distribuídos entre as escolas, onde analisaram textos sobre assuntos como a “Educação Integral”, a “Gestão Democrática Participativa”, a “Pedagogia Histórico-Crítica”, o “Projeto Político Pedagógico”, o “Plano de Ação das Escolas” e o “Plano Municipal de Educação”.
Os servidores da educação também aprovaram a Semana Pedagógica. “O ponto principal foi a abertura que a AME deu aos seus professores e funcionários, que democraticamente puderam discutir, opinar e dar sugestões sobre os rumos do ensino municipal. A Educação avançou muito na gestão do prefeito Beto Preto”, garantiu a professora Rosimar Aparecida da Silva Cazarin, da Escola Municipal Plácido de Castro,
Vale lembrar que o ano letivo da rede municipal de ensino terá início na próxima segunda-feira (09/02). Em 2015, a Autarquia Municipal de Educação atenderá a aproximadamente 11 mil alunos, matriculados na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).