Em solenidade bastante concorrida, prestigiada por autoridades das esferas municipal, estadual, representantes do judiciário e da polícia civil e militar, além de empresários, o prefeito Beto Preto empossou hoje (19) o novo secretário de Governo do município, o ex-delegado e advogado Sérgio Luiz Barroso. O cargo estava vago há 9 meses, quando o também advogado Petrônio Cardoso saiu para voltar a ocupar a procuradoria jurídica da Câmara Municipal.O prefeito Beto Preto fez questão de registrar seu agradecimento ao período de um ano e três meses em que Petrônio ficou à frente da pasta. “Mas agora estamos inaugurando uma nova etapa e dando uma nova dinâmica na gestão municipal. Barroso é sinônimo de credibilidade por onde passa e vai me ajudar muito a conduzir a prefeitura. Estamos passando por um momento de crescimento real no município. Quero te agradecer por aceitar fazer parte da nossa equipe”, destacou Beto Preto.
O vice-prefeito Júnior da Femac lembrou a experiência de Barroso no âmbito do legislativo e executivo. “Barroso é uma pessoa que goza da confiança do prefeito Beto Preto, da minha, e das nossas famílias. Sua capacidade de dialogar, aliado ao conhecimento da história e da realidade de Apucarana vai com certeza auxiliar o prefeito Beto Preto de maneira exemplar”, afirmou Júnior da Femac.
Manifestando sua satisfação de voltar a atuar profissionalmente na sua terra natal, Barroso agradeceu a confiança depositada por Beto Preto em seu nome. “Vou procurar retribuir com muito trabalho e ajudar a grande administração que ele tem feito. Sua gestão tem conseguido manter o equilíbrio financeiro e fazer grandes investimentos. Quero participar e colaborar com esse desenvolvimento. Como servidor público, estou à disposição da população desta cidade que amo”, enfatizou Barroso.
A qualificação de Barroso para o cargo também foi mencionada na fala do representante do poder judiciário, o diretor do Fórum Desembargador Clotário Portugal, juiz Oswaldo Soares Neto.“Extremamente respeitado e competente, Barroso vem emprestar seu nome à administração pública e Apucarana ganha muito com isso”, disse o magistrado. O representante da Câmara Municipal Luiz Magalhães conduziu seu discurso no mesmo tom: “Barroso é um dos melhores nomes da gestão do prefeito Beto Preto. Já atuou como vereador e com certeza também é um grande ganho na relação do legislativo com o executivo”, observou.
Natural de Apucarana, 52 anos, casado com a professora Shirlene, pai de três filhos universitários. É graduado em Administração de empresas e Direito, pós-graduado em Gestão de Segurança Pública.
Em Apucarana atuou como coordenador municipal da merenda escolar, Secretário Municipal de Educação e Cultura e exerceu mandato de vereador na legislatura de 1989/1992. Foi professor no Colégio São José e também nas escolas estaduais Polivalente, Cerávolo e Anchieta. É professor licenciado de Direito Penal, na Universidade Filadélfia (UNIFIL-Londrina).
Até recentemente era delegado de carreira da Polícia Civil do Paraná, exercendo o cargo nos municípios de Grandes Rios, São João do Ivaí, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Arapongas. Também foi delegado-chefe da 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho; da 10ª SDP de Londrina por 5 anos; e da 9ª SDP de Maringá por 2 anos, tendo se aposentado desta função há alguns meses.