A Autarquia Municipal de Educação (AME) realizou, na noite de terça-feira (18/11), no Cine Teatro Fênix, cerimônia de entrega de certificados para mais de 180 professores da rede municipal de ensino que concluíram, esse ano, cursos de formação continuada, oferecidos pelo próprio Município e em parceria com o Ministério da Educação.
Receberam seus canudos, 124 professoras inscritas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), 31 diretoras e coordenadoras que finalizaram a capacitação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), 25 assistentes infantis que participaram do Programa de Transporte Escolar (PTE) e ainda 9 docentes que aperfeiçoaram sua proficiência na língua inglesa por meio do curso New England.
Os certificados foram entregues aos servidores pelo prefeito Beto Preto, pela diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, pelo vereador Vladimir José da Silva, pela professora Lucimeire Adorno, representante da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e pelo secretário municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Júnior, que estiveram presentes no ato.
O PNAIC é um compromisso firmado entre o governo federal, os estados e os municípios que visa garantir a plena alfabetização de todos os alunos até o 3º ano do ensino fundamental, ou seja, por volta dos 8 anos de idade. Para isso, a parceria oportuniza aos docentes, do ciclo de letramento das escolas, formação continuada, apoios e recursos pedagógicos.
Apucarana participa do PNAIC desde 2013. No ano passado, as aulas, que são ministradas pela UEM, estiveram direcionadas ao ensino da língua portuguesa, enquanto que, no período atual, voltaram-se para a disciplina de matemática. “O PNAIC ampliou e aprofundou os nossos conhecimentos, enriqueceu nossas metodologias, e propôs uma ruptura com práticas pedagógicas ultrapassadas e valores da escola tradicional”, disse Débora Spaciari, professora da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro.
Os cursos do PDDE e do PTE, por sua vez, são duas iniciativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), executadas nos municípios por meio da proposta de “Formação pela Escola”. Ambos buscam fortalecer a atuação dos agentes envolvidos na execução, no monitoramento e na prestação de contas dos programas e ações financiados pelo FNDE.
“Essas capacitações serviram para que nós sanássemos as nossas dúvidas e aprendêssemos a aplicar melhor o dinheiro recebido pelas instituições de ensino, beneficiando positivamente a comunidade escolar.”, afirmou Cláudia Regina Locatelli, diretora da Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira, localizada no Núcleo Dom Romeu Alberti.
Já o treinamento “New England” foi uma proposta unicamente da Autarquia Municipal de Educação, que se justifica pela implantação do ensino da língua inglesa em toda a rede, do pré ao 5º ano, em 2014. “Os professores nos acenaram com a necessidade de aprimorarem os seus conhecimentos no idioma, especialmente no que diz respeito à pronúncia e à gramática. Por isso, viabilizamos mais esse curso para atendê-los”, justificou professora Marli, diretora-presidente da AME.
Ela ainda afirmou que a formação continuada dos docentes é uma das bandeiras da atual administração. “Eu e o prefeito Beto Preto entendemos que educação de qualidade se constrói com muita vontade política, boa infraestrutura escolar e, principalmente, com recursos humanos qualificados”, disse, garantindo que a oferta de novos cursos já está prevista para 2015.
Na mesma direção, o prefeito Beto Preto também parabenizou aos professores por sua dedicação à formação continuada. “Sei que não é fácil ter disposição para estudar após um dia árduo de trabalho. Mas reciclar-se e aprimorar os conhecimentos é condição sinequanon para acompanharmos a evolução do mundo atual, onde as atividades lúdicas perderam lugar para as novas tecnologias. Obrigado pelo empenho de vocês”, finalizou ele.