A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), através do Setor de Epidemiologia, já atingiu 50% da meta na campanha de vacinação contra a paralisia infantil e sarampo. A imunização, que iniciou no dia 8 e prosseguirá até o dia 28, está sendo intensificada nesta semana com o objetivo de atingir, ao todo, cerca de 17 mil crianças.
De acordo com o enfermeiro Luciano Pereira da Silva, coordenador do setor de Epidemiologia da AMS, as doses estão disponíveis em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina. “O atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Pedimos para que os pais levem junto a carteira de vacinação dos seus filhos”, orienta.
A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público alvo crianças a partir de seis meses até cinco anos incompletos. Já a de sarampo atende na faixa etária a partir de um ano até cinco anos incompletos. A dose da vacina contra pólio é oral (gotinhas) e a contra o sarampo (tríplice viral) é injetável. A meta no município é vacinar 10.123 crianças contra a paralisia infantil e 7.310 contra o sarampo.
O secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta, reforça o pedido aos pais e alerta para os riscos de reintrodução do vírus das doenças. “Dez países da África, Ásia e Oriente Médio estão enfrentando epidemia da pólio e não podemos descartar a possibilidade do vírus ser reintroduzido no país. Quanto ao sarampo, já existem registros de casos no Brasil. Por isso, a importância de manter a vacinação em dia.”, conscientiza.
,