A Autarquia Municipal de Educação instituiu nas 36 escolas de sua rede a Avaliação Municipal da Aprendizagem (AMA), uma prova de caráter anual que será aplicada aos alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo do exame, segundo explica a secretária de educação, professora Marli Regina Fernandes da Silva, é “mensurar os níveis de conhecimento dos estudantes, analisar a qualidade e a equidade da educação e embasar a criação de novas estratégias para a melhoria do ensino no nosso município”.

Em 2014, a primeira edição da AMA já está em andamento nas escolas. Os estudantes do 3º ano, que se encontram no final do ciclo de alfabetização, foram submetidos aos testes nesta sexta-feira (14/11).

Já na próxima semana, entre terça e quarta-feira (18 e 19/11), será a vez dos alunos do 4º ano de todas as instituições municipais e do 6º ao 9º ano das Escolas de Campo Padre Antônio Vieira (Distrito de Correia de Freitas) e Wilson de Azevedo (Distrito de Caixa São Pedro). Os matriculados no 5º ano, entretanto, estão dispensados esse ano da avaliação.

As provas foram preparadas pela equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação respeitando o que contempla o currículo escolar de cada série. Ao todo, as crianças responderão a 30 questões divididas em três áreas: língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Os adolescentes do 6º ao 9º ano também farão a produção de um texto.

A avaliação está sendo ministrada por 41 fiscais treinados previamente pela Autarquia de Educação e que não podem ser funcionários da própria escola onde atuam como aplicadores. A medida visa garantir a segurança da AMA e as mesmas condições de realização do exame a todos os alunos.

Publicações Recomendadas