A Autarquia Municipal de Educação (AME) realizou, na noite de ontem (05/11), a cerimônia de premiação de 247 alunos de sua rede de ensino que se destacaram e conquistaram medalhas na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A OBA é uma realização anual da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Seu principal objetivo é estimular entre os jovens o interesse pela Astronomia, Astronáutica e áreas afins e difundir conhecimentos básicos de forma cooperativa.

A solenidade de condecoração aconteceu no Cine Teatro Fênix e contou com a presença do prefeito de Apucarana Beto Preto, do vereador Vladimir José da Silva e do advogado Petrônio Cardoso, que representaram a Câmara Municipal, da diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, e da chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria Onide Ballan Sardinha.

Em 2014, a OBA envolveu cerca de 800 mil alunos de instituições públicas e privadas de todo o país. “A participação das escolas municipais em concursos é opcional, mas nós sempre a incentivamos e temos obtido boas adesões. Mais de 3.500 crianças de 20 escolas inscreveram-se na OBA e, dessas, 247 conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze. O resultado foi excelente. Parabéns a todas as diretoras, coordenadoras, professores, alunos e aos pais por seu empenho”, disse a professora Marli.

O prefeito Beto Preto, por sua vez, destacou o grau de dificuldade da prova. “Participar de uma olimpíada nacional de astronomia e astronáutica não é fácil, pois é um assunto complexo. Todas as crianças condecoradas alcançaram resultados acima de 9,15, nota mínima para a conquista da medalha de bronze. Os que receberam medalha de prata tiraram entre 9,5 e 9,85. E ainda tivemos muitos com notas superiores a isso, que estão levando para casa o distintivo de ouro”, frisou o prefeito, acrescentando que a premiação em si não é o principal. “O mais importante é o que ela simboliza – que nossos alunos estão estudando e aprendendo, com a mão do saber dos professores e de toda a equipe de educação”, concluiu.

A premiação de cada inscrito na OBA pode ser conferida no link abaixo. Basta digitar parte do nome da criança no campo de pesquisa.

http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=22&pag=conteudo&m=s#

Publicações Recomendadas