A Escola Municipal Vida Nova (CAIC), no Jardim Monções, realizou a grande final do seu concurso “Soletrando” na manhã desta quinta-feira (09/10). O projeto envolveu todos os alunos da instituição e premiou aqueles que se destacaram.
Durante todo o ano, os estudantes do Pré II ao 5º ano praticam a soletração em sala de aula como uma aliada no processo de alfabetização. Semanalmente, eles recebem uma lista de palavras para estudar, de acordo com o seu nível de aprendizagem, e são avaliados por meio de ditados, pela coordenadora Adelita Bento de Souza.
A competição, entretanto, só começou em meados de agosto, quando foram realizados pequenos desafios entre os estudantes para eleger dois representantes de cada ano escolar que participaram da grande final. “Assim, todos tiveram a mesma possibilidade de serem premiados, dependendo apenas do esforço e dedicação de cada um”, disse a diretora Priscila de Oliveira Vasques.
E na manhã de hoje, os dois representantes de cada ano disputaram entre si quem ficaria com o primeiro lugar. Mas todos foram contemplados com presentes independentemente da classificação. A vereadora Aurita Ferreira Bertoli, a diretora pedagógica da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Gislaine Andrade Ockner, e a diretora acadêmica da Facnopar, Maria de Lourdes Bragueto, foram as juradas da disputa.
O concurso, que visa facilitar o aprendizado da língua portuguesa, já está na sua segunda edição. “Entre outros benefícios, a soletração ajuda a sanar as dificuldades ortográficas dos alunos”, afirma a diretora, acrescentando que o projeto não é de sua autoria. “Há alguns anos, eu trabalhei na Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira e a diretora de lá já realizava essa competição. Como eu via que a atividade acrescentava ao aprendizado das crianças, resolvi repeti-la aqui”, explicou.
A diretora pedagógica da AME, Gislaine Andrade Ockner, parabenizou a todos os envolvidos. “Vocês protagonizaram uma disputa acirrada e de altíssimo nível”, afirmou. A vereadora Aurita, por sua vez, lembrou que no próximo dia 15 será comemorado o dia dos professores. “Peço que vocês amem os seus professores como se fossem seus pais, porque eles são pessoas muito importantes e merecem todo o nosso respeito e carinho”, solicitou às crianças.
Alunos finalistas do concurso “Soletrando”:
Pré II
– 1º lugar: João Pedro Franco (6 anos). Professora: Geizebel Viana Ribeiro Rodrigues.
– 2º lugar: Ana Carolina de Almeida Benites Vieira (6 anos). Professora: Amanda Karen Bernardes.
1º Ano
– 1º lugar: Isabelly Vitória Rosa de Oliveira (7 anos). Professora: Janete Grosman de Souza.
– 2º lugar: Luara Letícia Rover da Silva Pedroso (7 anos). Professora: Janete Grosman de Souza.
2º Ano
– 1º lugar: Lídia Eduarda de Souza (8 anos). Professoras: Maria Lúcia Ferreira e Aparecida Donizete Nogueira da Silva.
– 2º lugar: Karolayne da Silva Berlote (7 anos). Professora: Maria Lúcia Ferreira e Aparecida Donizete Nogueira da Silva.
3º Ano
– 1º lugar: Ana Carolina dos Santos Ferreira (9 anos). Professoras: Luceli Diana Buosi e Camila Biancão da Silva de Carvalho.
– 2º lugar: Guilherme Rodrigues de Oliveira (9 anos). Professora: Luceli Diana Buosi e Camila Biancão da Silva de Carvalho.
4º Ano
– 1º lugar: Ricardo de Araújo Alves (9 anos). Professora: Ismailda de Fátima da Silva.
– 2º lugar: Talisson Fernando dos Santos (9 anos). Professora: Adriana Xavier da Silva.
5º Ano
– 1º lugar: Christian Daniel Nadim Franco (10 anos). Professora: Edileusa Aparecida de Oliveira Figueira.
– 2º lugar: Carla Elizeli Alves Ferreira (10 anos). Professora: Edileusa Aparecida de Oliveira Figueira.