O prefeito Beto Preto autorizou hoje a abertura de licitação para compra, através da Secretaria Municipal da Agricultura, de um lote de sementes de café visando à produção de 240 mil mudas de qualidade que serão distribuídas a preço subsidiado aos produtores do município. De acordo com o secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca, a previsão é de que as mudas comecem a ser distribuídas num prazo de 6 meses.
“Vamos repassar as mudas aos produtores ao valor subsidiado de R$ 250 o milheiro, praticamente a metade do preço de mercado. As sementes que estamos adquirindo são certificadas e resistentes a praga de solo nematóide, originando portando mudas de qualidade”, observa o secretário João Fonseca. “São sementes de café variedade IPR 100 e sementes de café variedade IPR 98”, detalha Fonseca.
De acordo com Beto Preto, essa é mais uma iniciativa da administração municipal para fortalecer o produtor rural e a agricultura familiar, com o objetivo de fixar as famílias no campo. A mais recente medida adota pela prefeitura neste sentido foi a implantação do Programa Terra Forte. A iniciativa beneficia cerca de 250 agricultores familiares que receberam há pouco mais de dois meses mudas frutíferas selecionadas e insumos (calcário e fosfato natural) para a fertilização do solo.