Para marcar o Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal do Idoso, promove uma agenda especial de eventos, intitulada “Semana do Idoso”. A abertura da programação, com a presença do prefeito Beto Preto (PT), acontece nesta segunda-feira (22/09), às 14 horas, no Clube da Sabedoria.

“Na ocasião, membros da terceira idade apucaranenses vão participar da atividade “fala de experiência””, informa Márcia Regina de Sousa, secretária da pasta. “Temos em Apucarana uma política pública bastante voltada para a valorização da nossa terceira idade, e com a data festiva, pretendemos homenagear e, ao mesmo tempo, atrair ainda mais idosos para participarem das atividades promovidas pela prefeitura e o conselho”, comenta o prefeito de Apucarana.

Na terça-feira (23/09), também no Clube da Sabedoria, acontece piquenique com bingo. Segundo informa o presidente do Conselho, Domingos Farinha Martins, na quarta-feira (24/09) a programação é religiosa, com missa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes às 15 horas. “Na quinta-feira (25/09), das 8 às 12 horas, na praça central, a organização da Semana do Idoso vai oferecer atividades físicas e dança”, detalha Farinha.

Na sexta-feira (26/09), às 14 horas, no Clube da Sabedoria, está previsto baile e, no sábado (27/09), às 14 horas, a programação será encerrada com passeio fotográfico no Parque Municipal Jaboti e na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). Mais informações de como participar da programação podem ser obtidas no Centro Social Urbano de Apucarana pelo telefone 3425-1511.

Panorama
– O Dia Internacional do Idoso foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

A região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma população bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado. Já as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores proporções de idosos na população total, mantendo-se como as duas regiões mais envelhecidas do País. Ambas tinham, em 2010, 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais.

Publicações Recomendadas