Em audiência pública realizada na noite de anteontem, na Escola Professor Alcides Ramos, cerca de trezentos moradores do Núcleo Habitacional Osmar Guaracy Freire aprovaram por unanimidade o encaminhamento de uma proposta de negociação com a Construtora Soteng e a Caixa econômica Federal, através da Justiça federal. Em 1992, quando as casas estavam em fase de acabamento, os futuros mutuários ocuparam os imóveis.

Seguindo parâmetros feitos por avaliadores da Justiça Federal, moradores do bairro pretendem apresentar proposta para pagamento de R$ 33,6 mil por unidade habitacional de 42 metros quadrados. Já com relação ao terreno, aguarda-se uma apuração sobre a compra da área pelo município e posterior doação à construtora. Se isso ficar comprovado, a proposta ficará restrita à área construída. Porém, se a empresa provar que pagou pelo terreno, será ofertado pelos moradores o valor de R$ 41 mil pelo terreno de cada casa.

Nas últimas semanas, a Secretaria de Assistência Social realizou o cadastramento das famílias. O objetivo deste relatório social foi checar a situação socioeconômica dos moradores, em visitas domiciliares. As famílias foram divididas de acordo com a renda e poderão ter acesso a financiamento para regularizar e quitar o valor do imóvel.

Conforme lembra a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, as residências são alvo de uma disputa judicial que se arrasta há décadas entre moradores e a Caixa Econômica Federal.

A iniciativa de intermediar um acordo nesta disputa foi do prefeito Beto Preto. “Estamos contribuindo com orientação e organização dos moradores, visando chegar a um acordo e garantir estabilidade e tranquilidade aos moradores do Guaracy Freire”, afirma o prefeito.

A partir de agora, os relatórios sociais,documentação levantada pelos moradores e a proposta de negociação será entregue aos advogados da União dos Moradores e Mutuários de Apucarana (UMMA), para encaminhamento na Justiça Federal.

Da audiência pública de anteontem participaram o Procurador Jurídico do Município, Paulo Sérgio Vital; os vereadores Alcides Ramos Junior e Aurita Bertoli, além de diretores da Associação de Moradores do Guaracy Freire.

Publicações Recomendadas