A Prefeitura de Apucarana concluiu nesta segunda-feira (08/09) a reconstrução, com asfaltamento, de um trecho de 450 metros da Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, principal acesso à Vila Rural Manoel Piassa Sobrinho, no Distrito de Vila Reis. A notícia, que já era boa para os moradores, ganhou um novo motivo para ser festejada. A Secretaria de Obras informou a ampliação dos serviços, com a autorização, por parte do prefeito Beto Preto (PT), da melhoria em mais 350 metros de um trecho ainda de chão batido. “Não há satisfação maior para um gestor público do que poder atender a população com obras. Esta comunidade, neste caso em especial, passou por maus momentos devido uma obra mal executada e não fiscalizada pelos prefeitos anteriores. Agora, com muita alegria, reparamos o problema e ainda vamos além, proporcionando asfalto até a vila rural”, relata o prefeito Beto Preto (PT).
Executada há alguns anos em pedras poliédricas, a obra de calçamento da Rua Nossa Senhora do Bom Conselho logo apresentou problemas. Devido as péssimas condições de tráfego pela falta de manutenção, a via virou alvo de protesto por parte dos moradores, que não foram atendidos pelos gestores que passaram pela prefeitura até o ano de 2012. “Esta obra era um clamor da comunidade há anos e por isso, assim que assumi a prefeitura, em janeiro do ano passado, determinei uma operação emergencial, onde reconstruímos a base de pedras poliédricas e aplicamos uma camada asfáltica de proteção, agora estamos avançando ainda mais”, destaca o prefeito.
Morador da Vila Reis há 24 anos, Heleno Francisco conta que sua relação com o distrito é ainda mais antiga, desde 1973. Ele utiliza a via recuperada todos os dias com sua bicicleta. “Agora ficou muito bom, não tinha pneu que aguentava. Vivo nesta vila há anos e o prefeito está de parabéns com esta obra. Do jeito que os outros (prefeitos) deixaram não tinha mais condições de passar”, avaliou.
As vizinhas Maria Lúcia Vieira e Lurdes Correia contam que acompanharam diariamente o trabalho dos operários da prefeitura. “Ficou uma bênção isto aqui”, disse Dona Maria. “Além de ter ficado muito bom, agora a circular voltou a passar, facilitando principalmente para a gente, que é de idade”, reforçou Dona Lurdes. Ela relata que devido à situação precária da via, o ônibus deixou de passar pelo trecho e os moradores eram obrigados a caminhar até praticamente o centro do distrito para embarcar.
A pavimentação é feita com aplicação de camada de massa asfáltica de concreto betuminoso usinado a quente, o CBUQ. Com a nova etapa autorizada pelo prefeito, o serviço vai absorver 300 toneladas de CBUQ. A logística empregada pela prefeitura envolve 20 operários, três caminhões, um rolo compactador, uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um ônibus e uma Kombi.“Quero mais uma vez agradecer a todos os moradores do Distrito de Vila Reis pela compreensão da espera e pela confiança no compromisso verbal que sempre sustentei com a comunidade e agora estamos concretizando. A comunidade toda é merecedora desta benfeitoria. Estamos gradativamente reconstruindo Apucarana, semeando uma cidade melhor, mais justa para todos”, finalizou o prefeito Beto Preto.