O prefeito Beto Preto (PT) participou nesta quinta-feira (28/08), na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, do lançamento do selo postal personalizado em homenagem aos 50 anos da Diocese de Apucarana, que serão completados em março de 2015. A solenidade, oferecida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), contou ainda com a presença do bispo diocesano Dom Celso Antônio Machiori, do Monsenhor Roberto Carrara, do coordenador-geral do Jubileu de , Padre Nilson, do coordenador histórico dos 50 anos, Padre Roberto Rezende, e da representante da gerência-regional dos Correios, coordenadora de vendas Cíntia Gregório.
Click nos links de áudio acima
“Apucarana está comemorando 70 anos e a implantação da diocese chega aos seus 50 anos, sempre atuando de forma ampla, atingindo hoje 36 municípios, 64 paróquias, além de diversas diaconias e grupos de evangelização espalhados pelas comunidades que abrangem um universo de quase 500 mil pessoas. Em nome do povo de Apucarana venho registrando a nossa admiração pela atuação dos bispos, padres, diáconos que desde os primórdios de sua atividade e até os dias atuais, que só bem faz às pessoas”, disse o prefeito.
Ele frisou que o selo postal em homenagem à data vem ao encontro do que a administração trabalha, que é ver o nome da cidade conhecido positivamente no Brasil todo. “Fico muito feliz em fazer parte deste momento, onde a partir deste símbolo o país e até outros países vão saber da existência e da história da diocese apucaranense, que é tão forte e marcante, que a imagem da catedral está presente na bandeira municipal”, disse Beto Preto.
O ponto alto do evento foi o momento em que o bispo Dom Celso carimbou e rubricou o primeiro exemplar do selo personalizado (primeira peça filatélica), que vai fazer parte do acervo filatélico nacional dos Correios e passará a ser fonte de pesquisa para estudiosos e colecionadores de todo o mundo. “Em nome dos Correios externo o agradecimento pela oportunidade de contribuirmos no registro histórico deste momento”, afirmou Cíntia Gregório.
Agraciado pela oportunidade de conduzir a diocese nos seus 50 anos, o bispo Dom Celson falou da gratidão pelo trabalho realizado pelos bispos, padres, diáconos e leigos que passaram e estão na instituição. “Pessoas que se engajaram e hoje ainda se engajam pela diocese. Obrigado aos Correios, que com o selo abraçou esta causa e vem contribuir para marcar e divulgar esta festa dentro e fora do Brasil. Onde uma correspondência for as pessoas vão ficar sabendo que estamos celebrando com alegria os 50 anos da Diocese de Apucarana”, concluiu o religioso.
História – A Diocese de Apucarana foi criada no dia 28 de novembro de 1964 pelo Papa Paulo VI, e instalada no dia 28 de março de 1965. O seu primeiro bispo foi dom Romeu Alberti (1965-1982).
Localizada na região centro-norte do estado, estende-se num território geográfico composto por 36 municípios, 64 paróquias, diversas comunidades, diaconias e grupos de vivência. A população atual da diocese é de 477.554 habitantes (Censo IBGE 2010), sendo 83,99% católicos, 12,72% de outras Igrejas cristãs e 3,29% se declaram ‘sem religião’. A primeira missa foi celebrada na cidade de Apucarana, em 1937, pelo padre Carlos Dietz, Palotino.O primeiro bispo, dom Romeu Alberti, recebeu o convite para ser bispo na futura diocese exatamente no dia 11 de fevereiro, dia da padroeira de Apucarana, Nossa Senhora de Lourdes.