A prefeitura de Apucarana, e os parceiros Senai, Senac, Sest/Senat e a UTFPR realizaram a formatura de 100 alunos em cursos profissionalizantes desenvolvidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e pelo Centro Municipal de Qualificação Total. O evento realizado na noite de quinta-feira (31) no clube 28 de Janeiro reuniu familiares e os formandos dos cursos de costura industrial e de camisetas, mecânica de freios, informática e libras.

Neste ano o Pronatec já realizou 14 cursos técnicos gratuitos, com 16 turmas em formação e 332 matriculados. A prefeitura municipal também oferece uma maior quantidade de cursos no Centro de Qualificação Total. São cinco cursos em andamento com 11 turmas e 159 alunos.

“Apucarana é a capital da formação do ensino técnico no Paraná. Mas vamos ampliar a oferta de cursos, e formar uma mudança efetiva no nosso mercado de trabalho”, disse o prefeito Beto Preto.

A oferta de emprego em Apucarana é ampla, contudo, ainda falta mão-de-obra técnica, por isso a formação segue o mesmo ritmo, uma requisição do mercado. “Os investidores, no contato frequente com a prefeitura, afirmam que precisam de pessoas qualificadas, e isto a gente está buscando oferecer, possibilitando também a abertura de negócios independentes”, relata o secretário de Indústria a Comércio, Laércio da Costa.

Entre os formandos está o agricultor José Aparecido de Souza, 50. Morador em um sítio no Quilômetro Onze e Meio, ele se motivou a fazer o curso de costura industrial junto com a esposa. “Eu tinha que trazer ela, e esperar terminar o curso para voltar para casa. Decidi então também estudar e ocupar este tempo. Mas me surpreendi e aprendi muito sobre costura e fiz peças que nunca imaginava”, revela Souza.

A lista de cursos abertos em Apucarana pode ser obtida na Agência do Trabalhador, fone: 3423-1376 ou no Centro de Qualificação Total: 34267241.

Publicações Recomendadas