O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu), João Carlos Ortega, esteve nesta sexta-feira (01/08) em Apucarana, quando autorizou a liberação de R$ 2,3 milhões para Apucarana. Os recursos, financiados pelo Paraná Urbano, serão utilizados na aquisição de 3 caminhões caçambas, 2 pás-carregadeiras, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e uma miniescavadeira (Bob Cat).
O anúncio foi feito durante reunião de trabalho coletiva, que contou com a presença dos prefeitos de Apucarana, Beto Preto, de Rio Bom, Moisés Andrade, de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto, de Cambira, Maurílio dos Santos e de Novo Itacolomi, Roberto Munhoz (Polaco da Pá). “Colocamos o nosso gabinete à disposição para que a Sedu fizesse a descentralização do atendimento aos prefeitos e o secretário autorizou a liberação dos recursos que serão utilizados na renovação da frota de maquinários, que recebemos totalmente sucateada”, frisa Beto Preto.
De acordo com ele, a liberação dos recursos, através do Paraná Urbano, só será possível porque Apucarana recuperou sua capacidade de endividamento. “Enquanto as outras gestões endividaram o Município, não recorremos a esse expediente. Graças a isso, Apucarana tem hoje uma capacidade para buscar recursos por meio de financiamentos de até R$ 16 milhões”, destaca Beto Preto, informando que o Município terá cinco anos para quitar os recursos que estão sendo liberados.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano agradeceu o prefeito por ter cedido o gabinete municipal para a realização da reunião de trabalho. “Fizemos o mesmo pela parte da manhã em Arapongas e, à tarde, estaremos em Ivaiporã. É uma forma que encontramos para agilizar o atendimento, liberando recursos aos municípios”, observa Ortega.