Cerca de 120 profissionais da Autarquia Municipal de Educação (AME), entre diretoras e coordenadoras das escolas e CMEIs, estão finalizando, essa semana, o curso de pós-graduação em “Gestão escolar nos desafios da educação integral contemporânea”. Desde a última segunda-feira, os participantes têm apresentado seus trabalhos de conclusão às bancas, que acontecem no polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A especialização foi ofertada pela AME, de forma gratuita aos servidores, através de parceria firmada com a Prefeitura Municipal e a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar). Com carga horária de 370 horas, o curso começou em agosto do ano passado e as aulas foram todas ministradas por docentes mestres e doutores de diversas instituições, entre as quais a Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá e a própria Facnopar.
A iniciativa, segundo a diretora-presidente da AME e também coordenadora da pós-graduação, professora Marli Regina Fernandes da Silva, teve como objetivo capacitar os administradores das unidades escolares para que eles possam exercer uma gestão democrática embasada na legalidade.
Marli ainda acrescenta que a formação continuada dos servidores é também uma solicitação do prefeito Beto Preto. “Ele constantemente nos pede para investirmos não apenas na estrutura física das nossas unidades escolares, mas também no capital humano da educação, que são as professoras, merendeiras, auxiliares de limpeza, secretários e todos os servidores da AME”, afirmou.
A ementa da pós-graduação contemplou desde fundamentos teóricos, com temas como História da Educação Brasileira e Políticas Públicas Municipais, até questões referentes à gestão humana, gestão pedagógica e gestão organizacional. As aulas foram todas presenciais e, como trabalho de conclusão de curso, os participantes realizaram a revitalização do Projeto Político Pedagógico (PPP), do Regimento e Regulamento Escolar e do Plano de Ação 2013/2016 das escolas e CMEIs em que atuam.