Destacando Apucarana como a “capital mundial do boné” já foi exibido pela televisão BBC de Londres o documentário gravado no ano passado por uma equipe da emissora mostrando a produção de boné num das fábricas da cidade. O programa de 30 minutos dedicou à metade do tempo mostrando imagens feitas na cidade durante os dois dias de gravação envolvendo um grupo de 15 profissionais ingleses, entre cinegrafistas, diretores, repórter e técnicos de som.

“Se vocês usam boné, muitos deles vêm de lugares como esse”, diz a apresentadora do programa “Show me what you are made of” (Me mostre do que você é feito), mostrando a linha de produção da Milano Bonés, lembrando que a fábrica está em Apucarana, onde são fabricados cerca de 250 mil bonés por semana. A atração, que no momento é a de maior audiência, principalmente entre crianças e adolescentes, na BBC, é uma espécie de reality show.

O sistema de seleção dos participantes é similiar ao Big Brother, mas direcionado à faixa etária de 13 a 14 anos. As cinco crianças escolhidas são protagonistas de um roteiro que percorre um determinado país, mostrando como são feitos os principais produtos importados daquela nação e, portanto, consumidos pela sociedade britânica.

Nesta terceira edição do programa, o Brasil foi mostrado através do contato mantido por cinco crianças inglesas, com a cultura e os costumes locais. Ao mesmo tempo, as cenas mostram a origem e a fabricação dos produtos brasileiros mais comercializados na Inglaterra, em especial entre as crianças e adolescentes.

Na sua passagem pelo Brasil a caravana britânica passou por Teresina-PI, Manaus-AM, Dourados-MS e Natal-RN, visitando fábricas de eletrônicos e bicicletas, e observando a produção de cana, fazenda de gado de corte e a pesca de camarão.

O boné, que também é mania entre as crianças e adolescentes britânicos, não podia ficar de fora. “O Brasil é um exportador deste acessório de vestuário e sabemos que Apucarana é a capital brasileira do Boné. Foram dois dias de gravação na fábrica da Milano Bonés, com nossas crianças trabalhando em diferentes partes da linha de produção. Mostramos aos nossos telespectadores como é feito o boné”, relata o produtor e diretor do programa, Jonathan Murphy. A BBC (British Broadcasting Corporation) é uma emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, fundada em 1922, e que mantém um bom conceito e entre os britânicos e também em âmbito internacional.

A inclusão de Apucarana no roteiro do programa aconteceu após o prefeito Beto Preto ser procurado pela equipe de produção do programa da BBC. Ele se prontificou a fazer os contatos com empresários do setor boneleiro e dar todo o apoio logístico para as gravações em Apucarana. Segundo ele, a cidade tem uma longa trajetória neste ramo e se consolidou como líder de mercado no Brasil, em volume de produção e em qualidade, agregando tecnologia de ponta e mão de obra de alto nível. “Para nós apucaranenses foi uma honra mostrar para o mundo, pela televisão estatal inglesa, como é feito o boné que sai daqui para a Europa, América, África e outras partes do planeta”, avaliou o prefeito Beto Preto, acrescentando que o documentário contribuiu para valorizar os empresários e trabalhadores apucaranenses.

Publicações Recomendadas