O prefeito Beto Preto (PT) realiza nesta terça-feira (10/06), a partir das 13h30, no Polo Presencial Apucarana da UAB, a abertura do “Curso de Capacitação de Nível Intermediário no SIPIA CT Web – Fundamentos Teóricos e Práticos do Sistema de Informação para Infância e Adolescência”. O treinamento, via webconferência, é uma iniciativa local da Secretaria Municipal de Assistência Social. “O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O SIPIA tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor”, explica o prefeito.
Estão previstos diversas palestras, com duração média de 30 minutos, proferidas por autoridades estaduais e federais. O primeiro momento, às 14 horas, será com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds), Fernanda Bernardi Vieira Richa. Na sequência, às 14h30, a secretária de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Dinorah Botto Portugal Nogara, fala sobre “A Importância do Ensino a Distância no Processo de Aprendizagem”. Às 15 horas, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Weslley Rodrigues, e coordenador Geral interino, discorre sobre o Sipia – CT Web no Brasil.
A palestra das 15h30, sobre “Implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia – CT Web) no Estado do Paraná, será realizada pela coordenadora da Unidade Técnica da Política da Criança e do Adolescente (Seds), Márcia Tavares dos Santos. Às 16 horas, fala sobre “Apresentação do Curso de Capacitação de Nível Intermediário no Sipia – CT Web – Fundamentos Teóricos e Práticas do Sistema de Informação para Infância e Adolescência”, Eduardo Vaz, Gerente Executivo do Sistema Fiep e representante do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR).
O evento será encerrado às 17 horas, com coffee Break. Mais informações 3425-1511.
O que é – No SIPIA-CT Web a base do sistema é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente. O Sistema opera sobre uma base comum de dados, definida como Núcleo Básico Brasil – NBB – colhidos e agrupados homogeneamente nas diferentes Unidades Federadas, através de instrumento único de registro.
O NBB permite que o sistema processe um núcleo de dados em torno do qual se constrói um conjunto, também comum, de informações agregadas que fluem do nível municipal para o estadual e do estadual para o federal. Os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente – que incluem maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil ou do adolescente.