Tomou posse na noite de sexta-feira (6) a nova diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana). O evento reuniu autoridades, empresários e representantes de várias instituições. O prefeito Beto Preto saudou a nova diretoria, presidida por Aida Assunção. “Tenho convicção de que a direção do Sivana está em boas mãos, lembrando que a Ainda Assunção já vem fazendo um trabalho de destaque em outras instituições, como a Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca).
Ao lado de seu vice, o engenheiro Junior da Femac, Beto Preto enalteceu as atividades desenvolvidas pelo sindicato do Comércio Varejista e, reiterou que o executivo Municipal estará pronto para apoiar todas as demandas do Sivana.
Ao discursar na solenidade, Ainda Assunção ponderou que, historicamente a palavra sindicato desperta alguns sentimentos negativos para muitos que atuam no meio empresarial. “Precisamos rever esses conceitos, pois o empregador também tem os seus direitos e tem caminhos legais para fazer com que esses direitos sejam cumpridos. Boa parte das soluções passa por um sindicato forte, unido e bem estruturado”, argumentou a nova presidente do sindicato.
Ainda Assunção enalteceu o apoio de entidades como a Fecomércio/PR Sesc Senac, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), entre outras. “Vamos precisar de todos, porque aquilo que nos aproxima e nos une é a mesma coisa: representar bem, atender bem, ajudar o máximo possível no fortalecimento do nosso comércio”, afirmou a nova presidente.
A base do Sivana é composta por dez municípios, abrangendo cerca de 200 mil habitantes e mais de dois mil estabelecimentos do comércio varejista, gerando cerca de 9 mil empregos diretos. “É neste universo que o Sivana tem que trabalhar, usando todas as parcerias e todos os recursos disponíveis”, acrescentou Aída.
O Sivana foi fundado em 1998, mas começou a funcionar efetivamente dois anos depois, durante a gestão de Ricardo Amaral à frente da ACIA. Ele apoiou um amplo trabalho da classe empresarial para se desvincular de Ivaiporã e ter autonomia sindical. O primeiro presidente foi Osnei Simões Santos, seguido por Luiz Mamede Mendes. Aída Assunção é a terceira pessoa a presidir a entidade. O mandato é de quatro anos. Luiz Mendes recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho em favor do Sivana. Paulo César Nauiack, vice-presidente da Fecomércio/PR, representou o presidente Darci Piana, que teve problemas com um voo de volta do Rio de Janeiro.
(((BOX)))
NOVA DIRETORIA DO SIVANA
Presidente
Aída Santos Assunção
1º Vice- Presidente
Júnior César Serea
2º Vice- Presidente
Rogério Gonçales
1º Secretário
Ofélia Zaninetti
2º Secretário
Sueli Carmona Dia
1º Tesoureiro
César Augusto Pinto
2º Tesoureiro
Pedro Vilibaldo Fortuna
1º Suplente
Maria de Lourdes de Melo
2º Suplente
Rosângela Tórmina da Silva
3º Suplente
Paulo Sérgio Guffi
4º Suplente
Luciana Cristina M. Bertoncelo
5º Suplente
Haroldo Kimura
6º Suplente
João Dias
7º Suplente
Marileia Pires Giraldi
Conselho Fiscal
Osnei José Simões Santos
Nilsa Christ de Carvalho
Suplentes
Célia Assunção
Jonas Ranucci Marcato
Representantes junto à Fecomércio/PR
Efetivos
Aida Santos Assunção
Júnior César Serea
Suplentes
Luiz Fernando Mamede Mendes
Osnei José Simões Santos