Depois de fechar 2013 como o município que, proporcionalmente ao número de habitantes, mais formou alunos pelo Pronatec no Paraná, a prefeitura de Apucarana anuncia a previsão de início de 31 novos cursos profissionalizantes gratuitos para 2014. Outros 13, iniciados a partir de fevereiro, já estão em andamento e mais dois estão com início agendado para abril.
“Ao todo já são cerca de 900 vagas em 47 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos que estarão à disposição da população ao longo do ano. Estamos investindo forte na qualificação profissional dos apucaranenses, garantindo mais oportunidade de emprego e, consequentemente, qualidade de vida à população”, afirma o prefeito Beto Preto.
A maioria dos cursos, num total de 38, é oferecida através do o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), instituído pelo Governo Federal, e as capacitações acontecem por intermédio de entidades como Sesi/Senai, Senac e Sest/Senat, em parceria com a Secretaria Municipais da Mulher e Assuntos da Família e Secretaria da Assistência Social, além da Agência do Trabalhador de Apucarana/Sistema Nacional do Emprego (Sine).
Os dois cursos, informática básica e libras, que começam em abril, estão com as turmas fechadas, mas para os outros 28 que terão as datas definidas em breve já estão sendo aceitas pré-inscrições. Os novos cursos oferecidos pelo Pronatec, com incentivo de vale transporte e alimentação aos alunos, são: aplicador de revestimento cerâmico, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, cabeleireiro assistente, costura industrial, inglês básico, depilador, eletricista de automóveis, frentista, manicure e pedicure, mecânico de automóveis leves, mecânico de máquina de costura, mecânico de sistema de freios, suspensão e direção de veículos leves, motorista profissional, operador de computador, operador de empilhadeira, operador de pá carregadeira, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, porteiro e vigia, recepcionista, soldador, torneiro mecânico, vendedor, arrumador e conferente de cargas, frentista e libras.
Através do Centro de Qualificação Total da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família há a oferta dos cursos de programador de bordados, operador de bordadeira, costura industrial e informática. Os interessados em fazer as pré-inscrições devem procurar a Agência do Trabalhador (Rua Renê Camargo de Azambuja, 705), o Centro de Qualificação Total (Rua Ouro Verde, 300, no Jardim América); ou os quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3426-7241. Devem ser apresentadas cópias do CPF, RG, comprovante de residência e número do cadastro único.