Primeiro grande evento após a realização do X Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, realizado pela Prefeitura de Apucarana em meados do ano passado e que contou com a participação de estudiosos, líderes e representantes de diversas denominações religiosas do Brasil e de 10 países, a 33º Rota da Fé – que este ano teve como temática São José – reuniu cerca de 1,5 mil fiéis neste final de semana no Santuário de São José, em Apucarana.

Somente da região de Campo Mourão, de onde teve início a peregrinação, vieram cerca de 220 fiéis. “Quando aqui chegaram, na tarde de sábado, foram recepcionados por mais de mil pessoas de Apucarana e outras cidades da região, além de uma comitiva que veio de Mato Grosso do Sul especialmente para o momento”, relata Mário Felipe, coordenador municipal de Turismo Religioso.

A Rota da Fé foi criada há cerca de 10 anos e pela primeira vez saiu da região de Campo Mourão. Ao saírem da Diocese de São José, em Campo Mourão, os integrantes da rota realizaram paradas com atividades em paróquias e destinos turísticos nas cidades de Barbosa Ferraz, Lunardelli e Novo Itacolomi. “Em nosso município foram dois dias de intensa programação, onde os visitantes partiram encantados com a acolhida dada pelo município e pela paróquia, inclusive já agendando para o dia 3 e 4 de maio, o envio de uma comitiva, do Grupo da Juventude de Campo Mourão, para a celebração de São José Operário”, comunica Mário.

No sábado e domingo, os peregrinos participaram de missas, palestras, momentos de oração, apresentações culturais e visitas a templos e parques com temática religiosa. Além da Santa Missa, entre os pontos altos estiveram palestra sobre a vida de São José, no Centro de Espiritualidade, e a visitação às salas de iconografia de São José. “É um ambiente belíssimo, com cerca de 800 quadros, vitrais de várias partes do mundo, retratando São José e a Sagrada Família”, pontua o coordenador municipal. Entre outras atividades, ele destaca ainda a presença de integrantes do Ministério para as Crianças da Renovação Carismática Católica (RCC) do Paraná. “A coordenadoria estadual enviou seis pessoas que promoveram momento de evangelização durante a missa dominical”, diz.

De acordo com o padre Antônio Luiz de Oliveira, pároco e reitor do Santuário de São José, a Rota da Fé foi uma oportunidade para agradecer as graças recebidas e também para fazer pedidos. “Março é o mês em que a Igreja Católica celebra São José e a rota teve por objetivo despertar a fé e a espiritualidade nas pessoas”, afirma, lembrando que a chegada dos peregrinos coincidiu com o início da Novena de São José no Santuário, que se estenderá até o dia da Festa de São José, em maio.

Pelo lado campo-mourãoense, a coordenação da Rota da Fé teve à frente Ruben Moyano.

Publicações Recomendadas