A solenidade de abertura do DIA D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em Apucarana foi marcada hoje, na Unidade Básica de Saúde, Bolivar Pavão, no Jardim América, por um forte chamamento das autoridades municipais para a população comparecer aos pontos de vacinação e se proteger contra os vírus da influenza. Os apucaranenses podem procurar até as 17 horas deste sábado uma das 26 Unidades Básicas de Saúde que estão realizando a imunização.
“Temos que fazer a vacinação acontecer. Chamo a atenção de todos dos grupos prioritários e peço, de uma forma carinhosa, que entendam a gravidade dessas doenças. São diversos vírus chamados de influenza que são altamente letais. Por isso, a necessidade e a importância de se proteger e isso se faz através da vacinação”, orientou Beto Preto.
Lembrando que Apucarana já vacinou cerca de 20 mil pessoas dentro desta campanha, Beto Preto lembra que sua classificação de “ótima cobertura vacinal” é a que alcança 95%. “Reitero o chamamento à população para chegarmos o quando antes a esse percentual dentro da meta de vacinar 38857 pessoas no nosso município”, enfatiza Beto Preto, que foi enfático ao defender a universalização da vacina contra gripe.
“Defendo a ampliação da vacinação contra gripe para toda a população. O Paraná registrou nove óbitos causados pela gripe em 2018, um ano em que especialistas alertam que o vírus da influenza chegou com uma capacidade mais forte ainda. Por isso, não deixem de se vacinar. Estamos todos juntos nesta grande demanda pela saúde da nossa população”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito, Junior da Femac, lembrou que o DIA D é uma grande oportunidade para a população que, por motivos de trabalho ou outros, não pode comparecer as unidades de saúde para se vacinar durante a semana. “Hoje é uma grande mobilização nacional em torno da vacina contra gripe e a gestão Beto Preto quer convidar cada um que se enquadra nos grupos prioritários para tomar a vacina. Temos 26 pontos de vacinação a sua espera até as 17 horas de hoje”, conclamou.
Lembrando que a maioria dos grupos prioritários já alcançou cerca de 60% da cobertura vacinal, o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, se dirigiu de maneira especial aos pais e responsáveis por crianças de até 5 anos. “Levem seus filhos para receber a dose. Nossa meta é vacinar 7.299 crianças e até agora só alcançamos 26% desse número”, informa Kaneta.
Taira Ferreira, moradora do Jardim Apucarana, atendeu o chamamento das autoridades de saúde e levou a filha de 3 anos, hoje pela manhã, para tomar a vacina da gripe. “Ela já vai para a escola que é um local de aglomeração. Pensei na saúde dela, que não tem como vir sozinha e depende do pai e da mãe ser conscientes da importância desse cuidado”, observou Taira.
A campanha de vacinação contra a gripe segue até dia 1º de junho, período em que a população de Apucarana pode buscar a vacina em 23 UBS, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16h30. Têm direto a vacina as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior). Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.
META VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM APUCARANA – 38.857 pessoas
IDOSOS: 15.227
CRIANÇAS: 7.299
GESTANTES: 1.273
PUÉRPERAS: 209
PROFESSORES: 1.619
TRABALHADORES DA SAÚDE: 1.983
PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: 11.247
Clique e ouça esta matéria
Beto Preto- prefeito de Apucarana
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/beto-preto-vacinacao-gripe-a-14-05-18
Roberto Kaneta- secretário municipal de Saúde
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/roberto-kaneta-vacina-gripe-a-14-05-18