Em menos de 15 dias de inscrições, a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana já recebeu mais de mil adesões à 52ª edição da Prova Pedestre XXVIII de Janeiro, que neste ano acontece dia 1º de fevereiro. A parcial foi comemorada pela secretária Dione Gaspar. “Além da divulgação tradicional, por meio de cartazes, comunicação institucional e pelos veículos de comunicação de massa, neste ano temos utilizado as mídias sociais para atrair a participação”, conta a secretária. Segundo ela, diariamente, pela internet, é feita a busca de perfis de atletas e outras pessoas que praticam o pedestrianismo. “O período de inscrições vai até o dia da prova, por isto temos a certeza de que vamos atingir tranquilamente nossa meta, que é de reunir pelo menos 2,5 mil participantes nas provas de 5 e 10 quilômetros”, pontua.
Realizada anualmente para marcar o aniversário da cidade de Apucarana, que completa 70 anos neste dia 28 de Janeiro, a corrida principal terá largada às20 horas, naPraça Rui Barbosa, defronte a Caixa Econômica Federal. “Esta edição torna-se ainda mais especial pela data dos 70 anos. Certamente teremos uma grande festividade esportiva, com a presença de muitos destaques do pedestrianismo nacional e praticantes em geral”, comentou o prefeito Beto Preto (PT).
Após a largada na Praça Rui Barbosa, os corredores da prova de 5 quilômetro e de 10 quilômetros seguem pela Avenida Curitiba até o cruzamento com a Rua São Jerônimo, de onde convergem até a Rua Lapa. Contornam uma quadra do Centro Cívico José de Oliveira Rosa, entram na Rua Guarapuava até chegarem à Rua Ponta Grossa. Ao encontrarem a Rua Padre Severino Cerutti, correm até a Praça Duque de Caxias e entram na Rua Arthur Bernardes até o cruzamento com a Avenida Rio de Janeiro, momento em que pegam novamente a Avenida Curitiba até a linha de chegada na Praça Rui Barbosa. “Tanto para o masculino quanto para o feminino, haverá apenas uma largada para ambos os naipes, não havendo pelotão de elite”, frisa Dione.
Já a prova Vinteoitinha (categorias menores) terá largada a partir das 15h30, também da praça central. Serão três categorias: mirim (10 a 11 anos) com percurso de mil metros, infantil (12 a 14 anos) com percurso de 2 mil metros)e infanto-juvenil (15 a 17 anos) com percurso de 3 mil metros.
As inscrições, tanto para a prova principal, quanto para a Vinteointinha, vão até o dia 28 de janeiro e devem ser feitas exclusivamente pela internet no endereço http://www.apucarana.pr.gov.br/prova28dejaneiro. “Neste site o atleta encontra todas as informações necessárias”, conclui a secretária Dione.
O valor da inscrição para as provas de 5 e de 10 quilômetros é de R$15e gratuita para a prova Vinteoitinha e para atletas com 60 anos ou mais de idade. Mais informações pelos telefones (43) 3422-5184 (43) 3422-4000 – Ramal 4234.
História da Prova XXVIII de Janeiro
A Prova Pedestre28 de Janeiro, uma das atrações do aniversário de Apucarana, foi criada pelo engenheiro Osvaldo Otávio Pereira, em 1961, mas a primeira competição aconteceu no ano seguinte, com a vitória do goiano Benedito Firmino do Amaral. Naquela época, apenas homens participavam. Inicialmente, era disputada todos os anos no dia 1º de Maio. Depois,passou a ser realizada no dia do aniversário de Apucarana.
Em 1968, a competição foi oficializada pela Federação Desportiva Paranaense. Dez anos mais tarde, teve início a participação das mulheres nas competições. A primeira atleta campeã foi a paranaense Eva Batista Dias.
A catarinense Silvia Pereira, que já encerrou a carreira, é a maior vencedora da corrida, sendo campeã em sete ocasiões. Já pelo masculino, o maior vencedor é o atleta Elenilson da Silva, do Mato Grosso do Sul, com cinco títulos. Atualmente, Elenilson reside em Maringá e continua em atividade.
Em2004, a prova foi oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo.
Em2001, foi criadaa Vinteoitinha para revelar e incentivar novos atletas do pedestrianismo, com as categorias Mirim, Infantil, Infanto e Juvenil.