Programas executados pela Prefeitura de Apucarana para fortalecer a agricultura familiar foram apresentados nesta terça-feira (15/09) como exemplos de ações que podem ser adotadas por outros municípios. Representantes de 26 cidades do Território Vale do Ivaí conheceram iniciativas como a distribuição subsidiada de adubos e mudas de café, os serviços mecanizados, o Feira Verde e o projeto de incentivo à piscicultura.
O prefeito Rodolfo Mota afirmou que o fortalecimento da agricultura familiar é uma das prioridades da administração municipal e destacou que o investimento em equipamentos, infraestrutura e programas permanentes permite ampliar o atendimento aos produtores rurais. “Saímos de uma estrutura limitada, que contava com apenas cinco maquinários para atender toda a zona rural. Atualmente já estamos com 17, e com a economia de recursos, devemos chegar a cerca de 20 até o final do ano”, projetou.
Rodolfo Mota ressaltou que o desenvolvimento do campo também depende da integração regional. “A Prefeitura de Apucarana doou um terreno para a construção da nova sede regional da Seab, do IDR e da Adapar, órgãos responsáveis por contribuir com o desenvolvimento da região, que tem vocação agrícola”, enfatizou. O prefeito citou ainda a reconstrução da Estrada Apucarana–Rio Bom e a primeira estrada rural em concreto do município, no trecho entre Correia de Freitas e São Pedro Taquara. A obra contará com recursos da ordem de R$ 15 milhões do Governo do Estado do Paraná para melhorias e infraestrutura na estrada que conecta o distrito à comunidade rural. As duas obras serão executadas em parceria com o Governo do Estado.
O secretário municipal de Agricultura, Wendel Metta, afirmou que os programas apresentados nasceram da necessidade de apoiar principalmente o pequeno produtor rural. “As ações foram estruturadas para reduzir custos de produção e oferecer condições para que as famílias permaneçam no campo com maior rentabilidade”, frisou.
O chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Cristovon Videira Ripol, disse que o Território Vale do Ivaí se consolidou como um espaço permanente de troca de experiências entre os municípios. Segundo ele, o grupo atua como uma rede de mentoria, na qual iniciativas bem-sucedidas são compartilhadas e adaptadas às diferentes realidades locais. Ripol lembrou que o território existe desde 2009, realiza reuniões mensais e já promoveu mais de 150 encontros.
O engenheiro agrônomo da Prefeitura de Apucarana, André Maller, apresentou detalhes dos programas. O Feira Verde fortalece simultaneamente a agricultura familiar e a educação ambiental. A Prefeitura compra cerca de 30 itens dos agricultores familiares, como frutas, verduras, legumes, mel, ovos, peixes, queijos e outros alimentos produzidos no município. Os produtos abastecem o programa de troca de recicláveis por alimentos, criando renda para quem produz, incentivando o cooperativismo e estimulando a separação correta dos resíduos sólidos pela população.
Outro destaque foi o Parceiro do Campo, programa que disponibiliza serviços mecanizados aos produtores rurais. A Prefeitura oferece equipamentos para preparo do solo, incorporação de calcário, formação de canteiros, roçadas e outras operações agrícolas por valores subsidiados.
Para aumentar o apoio à agricultura familiar, Maller explicou que a Prefeitura está construindo uma nova estufa agrícola para elevar a produção de mudas de café. A iniciativa vai permitir atender mais produtores, reduzir o custo de renovação dos cafezais e contribuir para a diversificação da produção rural.
Em fase de implementação, o Terra Fértil vai subsidiar em 50% a aquisição de uma gama de adubos e fertilizantes pelos produtores rurais. A iniciativa prevê até R$ 15 mil por produtor e pagamento parcelado, oferecendo previsibilidade de custos, redução do investimento na lavoura e aumento da produtividade.
E está em fase de licitação o incentivo à piscicultura, que prevê apoio desde a escavação dos tanques até o fornecimento subsidiado de juvenis de tilápia, ração e assistência técnica. “O objetivo é fortalecer as cadeias produtivas e aumentar a renda das famílias do campo”, salientou o engenheiro agrônomo André Maller.
Na sequência, a Autarquia Municipal de Educação (AME) apresentou “Do campo à escola: uma parceria que alimenta e transforma”, conduzida pela nutricionista Jaqueline de Oliveira Erick. A iniciativa mostrou como o desenvolvimento rural também se relaciona com outras áreas das políticas públicas, como a educação, por meio da aquisição de alimentos nutritivos e saudáveis da agricultura familiar para a alimentação escolar.





