O incentivo à leitura e à escrita renderam destaque para estudantes da rede municipal de ensino no Concurso Agrinho 2026. Nove alunos conquistaram premiações na fase regional na categoria redação. Junto com seus professores, ele vão receber smartphones como reconhecimento pelo desempenho.
O prefeito Rodolfo Mota destacou que o resultado demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas municipais e o compromisso dos profissionais da educação com a formação dos estudantes. “Essas conquistas mostram a força da nossa educação, que alcançou a nota 7,4 no Ideb e ficou em 1º lugar entre as cidades de médio porte do Paraná. Investir na formação dos nossos alunos, desde os primeiros anos, é investir no futuro de Apucarana”, ressaltou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, reiterou o papel dos professores no processo. “Cada texto premiado carrega o trabalho diário de professoras dedicadas, que despertam nos alunos o gosto pela escrita desde cedo. Esse é o reflexo de um trabalho pedagógico sério, feito em conjunto com as famílias e as escolas”, afirmou a secretária.
O superintendente pedagógico da Autarquia Municipal de Educação (AME), Pablo Costa e Silva, explicou que a participação no concurso envolveu uma preparação cuidadosa em cada escola. Segundo ele, inicialmente houve uma seleção interna, com cada turma podendo encaminhar apenas uma redação manuscrita para representar a classe no concurso.
Pablo Costa e Silva afirma ainda que os textos seguiram critérios específicos definidos pelo programa, como a elaboração de título, limite de linhas, escrita à caneta em modelo próprio e envio da documentação exigida. Conforme explicou, a avaliação considerou aspectos como relevância do tema, originalidade, clareza e estrutura narrativa das produções.
O superintendente pedagógico da AME também contextualizou que Apucarana pertence à Regional de Londrina e que os nove estudantes premiados estão entre os destaques da etapa regional. “O reconhecimento evidencia o envolvimento das escolas municipais no trabalho de incentivo à escrita e mostra como projetos educacionais podem ampliar horizontes dos alunos”, enfatizou.
O Concurso Agrinho é uma iniciativa do Sistema FAEP em parceria com o SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná), com apoio do Governo do Estado e das secretarias municipais de Educação. Em 2026, a categoria Redação teve como tema “Agro forte, futuro sustentável: equilíbrio entre produção e meio ambiente”, envolvendo estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da rede pública paranaense.
QUADRO DE PREMIADOS
| Aluno(a) | Ano | Colocação | Escola | Professor(a) |
| Pietro Emanuel Fernandes de Paula | 2º ano | 1º lugar | E. M. Vereador José Ramos de Oliveira | Josiane da Silva Gusmão Figueira |
| Manoela Visicatte da Silva Costa | 2º ano | 2º lugar | E. M. Doutor Joaquim Vicente de Castro | Fabiana Kelly Bernardo da Silva Lima |
| Gael Pedro Pereira | 2º ano | 3º lugar | E. M. Professor Durval Pinto | Mikaely Patrícia Santos de Oliveira |
| Betina Nadim Alves de Moraes Silvia | 3º ano | 1º lugar | E. M. Vereador José Ramos de Oliveira | Eloisa da Silva Avanci |
| Lívia da Rocha Colanzi Aparecida | 3º ano | 2º lugar | E. M. Luiz Carlos Prestes | Andrelina de Souza Roas |
| Iara Lima Nunes | 4º ano | 1º lugar | E. M. Idalice | Priscila Aparecida Martins |
| Ana Lívia da Silva Pacheco | 4º ano | 3º lugar | E. M. Vereador José Ramos de Oliveira | Adilaine Benteo Garcia |
| Maria Fernanda Ferreira de Carvalho | 5º ano | 2º lugar | E. M. Idalice | Fabiola Reggiane do Prado |
| Raquel Emanuelli Kuhn Pedro | 5º ano | 3º lugar | E. M. Vereador José Ramos de Oliveira | Silmara Cristina Morial Carrascoso |


